O projeto tem como objetivo consolidar a cadeia produtiva para produção de bioquerosene de aviação em Minas Gerais. A Plataforma busca desenvolver uma cadeia de valor integrada para a produção de bioquerosene para aviação, utilizando como insumo principal a macaúba, palmeira com grande concentração no estado.

A iniciativa envolve órgãos públicos estaduais, universidades, centros de pesquisa e empresas privadas nacionais e estrangeiras. O foco é o combustível renovável e outros produtos gerados a partir da exploração sustentável da palmeira nativa da macaúba.

A Plataforma engloba toda a cadeia produtiva do bicombustível – do plantio à etapa final de refino e produção do bioquerosene de aviação. Por essa característica, o projeto é socialmente e ambientalmente sustentável, criando condições de trabalho para comunidades agricultoras, reflorestando matas ciliares e produzindo um combustível com menor potencial poluidor.

Em 2015 o projeto avançou em largos passos. Um plano de ação para o biênio 2015-2016 foi produzido após a realização do workshop de alinhamento da plataforma com todos os parceiros envolvidos. Construído com o apoio de mais de 120 participantes do seminário, o plano passou por um processo de consulta pública e foi colocando em prática.

Em agosto do mesmo ano, foi assinado um Memorando de Entendimento com a Nanum Nanotecnologia S.A., empresa mineira do Grupo Clamper, para a instalação da primeira biorrefinaria no estado. Duas missões internacionais também foram realizadas para promover o desenvolvimento do programa, uma viagem à Alemanha para a participação de um seminário sobre energias renováveis e um curso de três meses oferecido pelo governo japonês.

Em 2016, a SEDE continua atuando para o desenvolvimento da Plataforma. Nesse sentindo foi criado o Macaúba em Foco, um informativo trimestral que destacará as principais ações do projeto no período e será enviado para todos os parceiros. Confira a abaixo as edições já publicadas e caso deseje ser incluído no recebimento, envie um email para carlos.malta@desenvolvimento.mg.gov.br

Macaúba em Foco (Arquivo PDF - 1MB) 

Ações deste programa

Não há items para os filtros especificados.