A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) apoia e fomenta iniciativas para o desenvolvimento do artesanato, umas das atividades econômicas de destaque em Minas Gerais.

Para fomento ao setor, a SEDE monitora e incentiva a realização de feiras e eventos internacionais que promovem a atividade dos artesãos. A proposta é gerar negócios e melhoria da qualidade de vida, valorizando trabalhos e comunidades tradicionais do estado.

A Secretaria trabalha com o registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e com a criação da Carteira do Artesão.

O objetivo da SEDE é cada vez mais gerar oportunidades de comércio nacional e internacional. Hoje, estima-se que Minas Gerais tenha cerca de 300 mil artesãos cadastrados. Registrados pela Secretaria, via Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), são cerca de 2,5 mil atuando com a produção de peças de diferentes matérias-primas.

Além do esclarecimento de dúvidas, incentivo à capacitação de artesãos, apoio ao setor incentivando a comercialização, a Secretaria conta também com um espaço virtual composto por um calendário completo de feiras e eventos oficiais em Minas Gerais, que inclui a participação dos artesãos do estado, o “Feiras de Minas Gerais” (www.feirasdeminas.com.br).

Serviço:

Mais informações sobre a carteira do artesão:

(31) 3915-2938 Eustáquio
(31) 3915-2939 Marina
(31) 3915-3098 Cristiane
Email: carteiradoartesao@desenvolvimento.mg.gov.br

Ações deste programa

Não há items para os filtros especificados.