A Unidade de comércio exterior do Governo de Minas Gerais atua para promoção internacional das empresas do estado e fomento aos programas de inserção de produtos e serviços mineiros no mercado externo. Criada em 2004 com o desafio de difundir a cultura exportadora, a Exportaminas é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e tem como finalidade formular e coordenar a política para o desenvolvimento do comércio exterior de Minas Gerais.

Hoje a Exportaminas atua como o braço executivo de promoção comercial dos produtos e serviços mineiros no exterior, dando apoio à participação de empresas mineiras em feiras internacionais, prospecção de mercados, missões comerciais. A unidade é ponto focal dos principais projetos de fomento às exportações, como o Plano Nacional de Exportações e Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).

A unidade também conta com ações para a melhoria de produtos e processos para conquista de certificações, atendimento ao exportador mineiro, treinamentos técnicos e cursos voltados para comércio exterior, além de outras ações voltadas para fomentar negócios internacionais.

Ações deste programa

Não há items para os filtros especificados.