Pela primeira vez em 20 anos, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) promoverá a revisão das tarifas de comercialização aplicadas pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). O trabalho está em desenvolvimento, em parceria com a consultoria Quantum, especializada em regulação nos setores de eletricidade e gás natural em toda América Latina.

O levantamento de dados sobre o setor será feito conjuntamente com a SEDE. A empresa produzirá um relatório elencando critérios que serão avaliados e utilizados pela pasta para a adequação das tarifas praticadas atualmente no estado.

A revisão dará clareza e definirá critérios atualizados para a realização dos próximos reajustes a serem aplicados pela Gasmig. Antes, a metodologia utilizada previa somente o reajuste das tarifas aplicadas tendo como base a inflação. A proposta é que, a partir de agora, a revisão seja feita levando em consideração critérios fundamentais como o perfil dos clientes, os investimentos já realizados pela Gasmig, bem como os futuros.

Atualmente, a SEDE homologa as tarifas da concessionária com periodicidade trimestral, no caso dos segmentos Industrial, Uso Geral, GNV, GNC/GNL e Cogeração, e anualmente, para os segmentos Pequeno Cliente e Residencial. A Secretaria também é responsável pela criação e alteração dos segmentos tarifários de gás canalizado, pela fiscalização contábil-financeira do serviço, pela revisão tarifária periódica da Gasmig e pela regulação do mercado livre de gás canalizado do estado.

Ações deste programa

Não há items para os filtros especificados.