O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), e o Sebrae-MG assinam nesta quarta-feira (20), convênio com nove prefeituras mineiras. A parceria vai garantir apoio a 13 Polos Produtivos e Arranjos Produtivos Locais (APL). O valor total dos 13 convênios é de R$ 265 mil.

A partir da percepção de que o trabalho de promoção e marketing dos polos e APLs tem grande efeito na mobilização interna dos empreendedores e na abertura de mercado, o convênio pretende contribuir para melhoramento da forma como o próprio arranjo produtivo se vê, bem como a maneira como este se “vende”. A parceria entre a Seedif e o Sebrae-MG também irá estimular ações de fomento à inovação e competitividade.

Segundo o secretário da Seedif, Wadson Ribeiro, o convênio atuará em nove regiões que produzem com diversidade e qualidade diversos produtos. “Os APLs foram reconhecidos e agora com a parceria entre o Sebrae e a Seedif vamos atuar para que cada instituição, com sua expertise, divulgue os polos produtivos", explica.

Entre os convênios que serão assinados estão os Arranjos Produtivos Locais das Gemas e Joias de Teófilo Otoni; do Audiovisual de Cataguases; da Fruticultura de Jaíba; da Cerveja Artesanal de Juiz de Fora; da Lingerie de Juruaia; do Artesanato em Pedra Sabão de Ouro Preto; do Biscoito de São Tiago; e do Vestuário; da Cerveja; dos Móveis e das Gemais; Joias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre outros.

Por Ascom Seedif