Dezenas de profissionais de Diamantina receberam nessa quarta-feira (21) a Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual, título concedido pelo Governo de Minas Gerais através do Núcleo do Artesanato da Secretaria Estadual Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). A ação na cidade do Alto Jequitinhonha aconteceu em parceria com a Prefeitura Municipal de Diamantina, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio.

Além dos artesãos agraciados pelo título, estiveram na cerimônia o subsecretário da Seedif, Pedro Leão; a Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Márcia Betânia Oliveira Horta; o Prefeito Municipal de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, entre outros.

O Governo de Minas, através do Núcleo de Artesanato da Seedif, realizou o cadastramento de mais de 50 artesãos da cidade, além de ouvir e identificar as demandas dos profissionais para valorizar o artesanato mineiro. A carteira do artesão possibilitará o trabalhador manual ter acesso a aulas de capacitação, feiras e eventos ligados ao artesanato. Pedro Leão, subsecretário da Seedif, destacou a importância do título para os artesãos.

“Minas Gerais é rica em cultura, e o artesanato faz parte deste conjunto, sendo fonte de renda para muitas famílias do estado. Em Diamantina não é diferente, que se caracteriza como uma cidade turística que movimenta toda a população. A Carteira do Artesanato regulamenta a atividade manual e abre mais oportunidades para os artesãos do estado”, disse.

Por meio da Seedif, o Governo de Minas intensificou o cadastro dos artesãos em todo o estado através dos Fóruns Regionais e mutirões de cadastramento. Em 2017 foram mais de dois mil artesãos cadastrados, número 75% maior do que no ano anterior. Desta forma, o Governo de Minas contemplou todas as regiões do estado, além de valorizar o trabalhador e o artesanato local.

Mais Artesanato

A ocasião também proporcionou a 1ª Roda de Conversa do Projeto Mais Artesanato, em Diamantina. O programa do Governo de Minas Gerais, por meio da Seedif, é a primeira política pública do artesanato no Estado, que tem como objetivo coordenar as ações que vão incentivar a formalização e a organização da cadeia produtiva formada por artesãos e associações.

O programa foi lançado pelo Governo do Estado em dezembro do ano passado. Pouco dias depois foi lançado um edital com proposito de fortalecer e fomentar as cooperativas e associações de artesanato em Minas Gerais. O investimento, por parte da Codemig, é de R$ 1,8 milhão e a estimativa é de beneficiar 720 artesãos, 80% deles em comunidades no interior do estado.

Por Ascom Seedif