Buscando somar mais uma força no sentido de apoiar a cadeia de produção do setor metalomecânico, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), vai reconhecer a Região do Vale do Aço como Arranjo Produtivo Local (APL) de metalomecânico. A cerimônia, nesta segunda-feira (9), reunirá em Ipatinga representantes do Governo do Estado, FIEMG, Prefeitura Municipal e empresários.

O reconhecimento da Região como Arranjo Produtivo Local agrega valor cultural, histórico e financeiro, já que coloca o polo produtivo em evidência. Além disso, passa a constar nos cadastros e bancos de dados governamentais, como região produtiva de destaque no determinado setor.

Através desta política de reconhecimento, podem ser implementadas ações em diferentes eixos na Região do Vale do Aço, quais sejam, inteligência de negócios; capacitações gerenciais; estratégias inovadoras de marketing; ações de inovação, pesquisa e desenvolvimento; e internacionalização.

Para o Superintendente da Seedif, Gabriel Vieira, o setor do metalomecânico movimenta toda a região, sendo impulsor da economia local e referência no estado. “Juntamente com a importância em termos de geração de renda e empregos, o Polo do Vale do Aço tem se posicionado como um centro de inovação dentro da cadeia produtiva do metalomecânico”, afirma.

Por Ascom Seedif