O artesanato mineiro, mais uma vez, cruza a divisa do estado para ser exposto em outros cantos. O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), por meio do programa +Artesanato, está apoiando mais uma edição do Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, no Rio de Janeiro.

Neste ano, a feira que vai de 03 a 06 de maio, no Parque do Palácio do Catete, receberá artesanatos dos quatro cantos do país, com destaque para os trabalhos de Minas Gerais. O Estado está representado pelo polo de cerâmica de Coqueiro Campo e Campo Alegre, distritos de Turmalina e também de Santana do Araçuaí, distrito de Ponto dos Volantes; o polo de tecelagem de Berilo; o polo da madeira e do couro de Chapada do Norte; e o polo da madeira e cestarias de Januária.

mercado-brasil-2017-2

Além de gerar renda, a feira é uma oportunidade de afirmar o artesanato de Minas Gerais como uma das referências no Brasil, segundo o subsecretário da Seedif, Pedro Leão. “Por si só o artesanato de Minas já é destaque no país, mas ainda assim faltava impulsão. O Governo de Minas está dando todo o apoio para que os artesãos participem de feiras, se capacitem, gerem renda e se estabeleçam como referências no trabalho artesanal”, afirma. “Minas é um transmissor de potencial”, finaliza.

Os trabalhos oriundos de Minas Gerais serão expostos e comercializados pela equipe do Mercado Brasil, através da Promoart (Programa de Promoção do Artesanato de Tradição) que tem gestão conceitual do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – que desenvolve ações junto com comunidades artesanais. A associação também é responsável pelo repasse financeiro aos artesãos após a comercialização e garantiu a presença de duas artesãs do estado nos quatro dias de evento.

Serviço:

Mercado Brasil de Artesanato Tradicional

Data: 3,4,5 e 6 de maio de 2018.

Horário: Dia 3 – 12h às 19h / Dias 4,5,6 – 10h às 19h.

Endereço: CNFC - Rua do Catete, 179 - Jardim do Palácio do Catete

Catete, Zona Sul - RJ (Acesso integrado ao Museu de Folclore Edison Carneiro)