Levar a oportunidade de desenvolvimento onde o artesão está. Essa é a proposta do Governo de Minas Gerais ao inaugurar nesta segunda-feira (21), em Ouro Preto, a primeira Sala Mineira do Artesão no Estado. O local será um espaço público destinado à capacitação dos artesãos e ao fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato.

A Sala é coordenada pela ação do +Artesanato, da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), em parceria com o Servas, Sebrae e Emater.

Durante todo o ano os trabalhadores vão usufruir de serviços oferecidos pela Sala Mineira do Artesão, bem como, cadastro para a confecção da Carteira Nacional do Artesão, capacitação e instruções para participação de feiras, eventos e editais. Entre outras atividades, os artesãos vão contar com apoio especializado de pessoas treinadas pelo +Artesanato.

Para o subsecretário da Seedif e coordenador do +Artesanato, Pedro Leão, essa é uma iniciativa inédita do Governo de Minas Gerais. Segundo ele, “vai de encontro com a necessidade dos artesãos que não têm condições de sair de suas localidades para buscar alternativas na capital”. A proposta tem o objetivo de valorizar o artesanato de todo o Estado.

“Essa é a primeira ação concreta de interiorização do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Brasil. Todos os estados concentram o seu polo de confecção de Carteiras do Artesão nas capitais. Minas Gerais é o primeiro Estado a passar essa função para o que chamamos de Territórios Criativos do Artesanato”, analisa.
Além da Região dos Inconfidentes, onde se localiza Ouro Preto, Minas Gerais ainda têm como Territórios Criativos o Campo das Vertentes e o Jequitinhonha. Nas duas regiões também serão inauguradas a Sala Mineira do Artesão, em São João del-Rei e Araçuaí, respectivamente. “Vamos multiplicar por dez o número de Carteiras do

Artesão no Estado e potencializar o segmento”, comemora, Leão.
A Carteira Nacional do Artesão possibilita o trabalhador ter acesso à capacitação, feiras e eventos estaduais e federais ligados ao artesanato. Durante a inauguração da Sala Mineira do Artesão, em Ouro Preto, também serão entregues a Carteira do Artesão para trabalhadores cadastrados anteriormente.

O que? Inauguração da Sala Mineira do Artesão
Quando? 21 de maio de 2018