O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria Estadual Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), vai cadastrar, nesta semana, cerca de 250 artesãos de diferentes cidades do estado. Os profissionais que estiverem aptos irão receber a Carteira Nacional do Artesão.

Na Casa do Artesão de Araçuaí, entre os dias 19 e 20, a equipe da Seedif contemplará os artesãos locais e dos municípios de Virgem da Lapa, Santa Helena de Minas e Divisópolis. Entre os dias 20 e 21, haverá cadastramento em Diamantina, na Praça Antônio Eulálio, que também vai beneficiar os municípios de Datas, Presidente kubitschek e Buenópolis.

Já nos dias 21 e 22, a equipe do núcleo de artesanato da Seedif vai cadastrar artesãos na Câmara Municipal de Minas Novas, que também vai contemplar os trabalhadores de Capelinha.

Na última semana foram cadastrados cerca de 150 artesãos entre terça (12/06) e sexta-feira (15/06). Em Paracatu, foram validados 50 cadastros para a Carteira Nacional do Artesão. Em Uberaba, a Seedif cadastrou mais 100 artesãos da cidade e também do município de Araguari.

A Carteira Nacional do Artesão formaliza a atividade do trabalhador e, entre outros benefícios, possibilita capacitar o profissional além de abrir oportunidades para participar de feiras regionais, estaduais e nacionais através de editais públicos.