A Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) foi criada em setembro de 2016 com o objetivo de atuar dentro da lógica do Governo de Minas Gerais de desenvolver políticas públicas para os 17 territórios de desenvolvimento do Estado. 

Em suas ações, a Seedif tem como propósito desenvolver e fomentar a economia mineira, com as atribuições de planejar, organizar, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado relativas. Seus principais setores de atuação lidam com áreas fundamentais para a economia minera, como o desenvolvimento integrado das regiões do Estado, o fomento e desenvolvimento de potencialidades regionais, desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais, do cooperativismo e do artesanato.

A Secretaria atua também com a governança e execução das ações dos Fóruns Regionais de Governo, em articulação com diferentes órgãos do Governo de Minas Gerais. Por meio de suas ações, a Seefif  promove projetos para atração de empreendimentos e desenvolvimento da economia e as vocações e peculiaridades de cada região.  As iniciativas da Seedif levam em consideração temas prioritários para a economia mineira.