Dezenas de entidades mineiras se reuniram na última segunda-feira (11) na 18ª Assembleia do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe). O encontro realizou um balanço das ações do fórum ao longo de 2017 e tratou dos resultados do processo de regionalização do Fopemimpe e do Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS).

No total foram realizadas 15 reuniões das regionais do Fopemimpe em toda Minas Gerais — que resultara na instalações de seis novas unidades dos fóruns. Seguindo o processo contínuo de divulgação e articulação nas atividades dos Fóruns Regionais foram visitados 15 territórios.

As sete edições do Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS) atenderam as regiões Norte, Sul, Triângulo, Oeste, Leste, Metropolitano e Mata. O CMCS capacitou 194 empreendimentos e 31 cooperativas. Também gerou 131 vagas para pequenos empreendimentos exporem seus produtos em feiras regionais e nacionais como o Sevar e a SuperMinas.

A 18ª Assembleia também oficializou o lançamento do projeto “Consumo Legal”. Resultado de parceria da CDL com o Procon BH e Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe). O projeto tem o objetivo de divulgar informações e conteúdos a empresários e consumidores referente às práticas adequadas na relação de consumo, visando orientar e esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Os participantes também debateram o Cooperativismo de Trabalho na ALMG; o Apoio Movimento Moda Contemporânea Mineira; o 20º Congresso da Federaminas; a participação da Multiset 2017 - Mariana (Fundação Renova); a capacitação sobre Finanças Pessoais aos beneficiados do programa Reintegra e o apoio na Conferência de Inovação e Desenvolvimento da Zona da Mata Mineira (Conide).