O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), realiza nesta terça-feira (30) a reunião inaugural dos Grupos de Trabalho do Projeto Mais Artesanato – a primeira política pública de artesanato do Estado.

Lançado no final do ano passado pelo governador Fernando Pimentel, o Mais Artesanato irá coordenar as ações de incentivo à formalização e à organização da cadeia produtiva formada por artesãos e associações. Além da apresentação do projeto serão designados membros dos grupos de trabalho que irão produzir elementos que nortearão o Plano Mineiro do Artesanato que será lançado no próximo dia 19 de março.

Participarão da reunião desta terça-feira representantes da área econômica do governo (BDMG, Indi e Codemig); secretários de Estado; deputados estaduais e artistas mineiros renomados como a pintora Iara Tupinambá que coordenará ao Grupo de Trabalho de Salva Guarda dos Mestres Artesãos.

O artesanato de Minas Gerais corresponde a 10% do setor nacional e movimenta anualmente cerca de R$ 3 bilhões, segundo dados do Sebrae. Segundo o secretário de Estado Wadson Ribeiro a iniciativa inédita irá contemplar umas das mais ricas tradições de Minas, encontrada em todas as partes do nosso território.

“Pela primeira vez as mais de trezentas mil pessoas que vivem do artesanato terão uma política pública voltada para o desenvolvimento de sua atividade. Vamos trabalhar diversas etapas do processo produtivo como a comercialização e a formalização dos profissionais do setor tendo como foco a nossa riqueza cultural. Outra ação fundamental será o mapeamento dos mestres artesãos em todo estado. Sem dúvida estamos realizando aqui o maior esforço público da história voltado para este segmento”, afirmou Wadson.

Edital Codemig

Outra iniciativa do Governo de Minas para o setor foi o lançamento do edital de fomento ao artesanato, lançado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Os interessados devem ler o edital, disponível no site da Codemig, e enviar suas propostas à empresa até o dia 16 de fevereiro de 2018.

De acordo com estimativa realizada pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), os R$ 1,8 milhão disponibilizados pelo edital irão beneficiar em média 720 artesãos, 80% deles em comunidades no interior de Minas Gerais. Além disso, perto de R$ 1,1 milhão serão injetados na indústria, para a compra de insumos, gerando 1.440 empregos indiretos.

Reunião Inaugural do Grupo de Trabalho do Programa Mais Artesanato

Data: Terça-feira (30)