O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), fomentou o reconhecimento de Arranjos Produtivos Locais (APL) nos últimos anos e vem buscando maneiras de consolidar e expandir o segmento no estado. Para isso, representantes da Seedif estiveram em São Paulo para conhecer a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sdect) e trocar informações sobre a forma de trabalho das duas pastas.

Em visita a Juliana Arnaut, da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial da Sdect, o chefe de gabinete Diogo Santos e a assessora de gabinete Lais Moreira, ambos da Seedif, conheceram o funcionamento e a regulamentação da rede paulista de APL’s e como isso pode ser usado em Minas Gerais. Além disso, trocaram experiências sobre o programa de fomento a APL’s nos dois estados, assim como o atual modelo de reconhecimento.

Para Diogo, a visita é importante para “conhecer outras formas de trabalho e aprimorar o que já está dando resultado no estado”. Ele também falou sobre as vantagens dos APL’s para a economia e as regiões do estado. “Minas e São Paulo são dois grandes quadros que tem como objetivo em comum desenvolver regionalmente. Na Seedif nós já temos ótimos resultados ao fazemos isso, por exemplo, com os Fóruns Regionais e o núcleo de artesanato. Agora vamos consolidar a política de APL e reconhecer mais polos para de fato favorecer os atores sociais de cada região”, finaliza.

Durante o encontro, ficou estabelecido contatos permanentes entre as duas secretarias, além de encontros em eventos e feiras, como a que acontece em São Paulo para ajudar regularizar APL’s para vendas internacionais.

Por Ascom Seedif