Aconteceu entre quarta (23) e quinta-feira (24/5) a etapa do Super Encontro Varejista (Sevar) de Ipatinga. Organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), o evento também conta com os serviços do Governo de Minas Gerais, através do Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS).

Vinculado ao Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), programa da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), o CMCS selecionou, através de edital público, oito empreendimentos com potencial para fornecer às redes de supermercado.

Durante os dois dias de evento, foram recebidas cerca de 1,8 mil pessoas, em sua maioria, diretores, compradores e gerentes que atuam no ramo varejista e fornecedor de toda a região. Estiveram presentes também 25 cooperados da Coopeleste e 43 da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Iapu e região (COAFIR), todos atendidos pelo CMCS.

Para o Secretário-Geral do Fopemimpe, Fernando Passalio, essa é uma oportunidade de estreitar o caminho entre as pequenas empresas e a rede varejista.

“Os comerciantes da região estão reunidos neste evento, o nosso papel é levar até eles os produtos das pequenas empresas para serem comercializados. Essa ação desenvolve a região através de geração de emprego e de renda. O contato direto entre as duas pontas são essenciais para fechar negócios e fomentar a economia local”, analisa.

O Circuito Mineiro de Compras Sociais já é um dos principais programas de incentivo aos pequenos negócios mineiros. Ele oferece para os diversos pequenos empreendimentos oportunidade de se capacitar, além de participar das mais conceituadas feiras, exposições e rodadas negócios de Minas Gerais.