O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), participou da I Reunião Plenária do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL). O secretário em exercício da pasta, Fernando Máximo, e o coordenador do Núcleo de Apoio aos APL’s, Gabriel Pereira, estiveram em Brasília nos dias 4 e 5 de junho reunidos com representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). 

O GTP APL é responsável para tratar de estratégias de crescimento produtivo que estimule processos locais de desenvolvimento, por meio da competitividade e da sustentabilidade dos empreendimentos no território dos APLs trabalhados. O GT é composto por 35 instituições governamentais e não-governamentais de todo o país.

Entre as metas do grupo de Trabalho estão alcançar o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento regional para redução das desigualdades sociais e regionais, a inovação tecnológica, a expansão e a modernização da base produtiva, o crescimento do nível de emprego e renda, o aumento da escolaridade e da capacitação e o desenvolvimento sustentável. Durante o encontro foram definidas técnicas para alcançar os objetivos. 

Foi lançado o Novo Observatório Brasileiro de Arranjos Produtivos Locais, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O site foi reestruturado para ficar mais intuitivo e informativo. Nele é possível conferir informações dos mais de 40 APLs reconhecidos no estado de Minas Gerais. http://www.observatorioapl.gov.br