Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
Menu
Mineração3 min de leitura

Sede-MG participa de agendas estratégicas sobre desenvolvimento regional e cooperação federativa em Brasília

Secretária de Estado, Mila Corrêa da Costa, participou de debates sobre desenvolvimento de municípios mineradores e articulação entre diferentes níveis de governo

Sede-MG participa de agendas estratégicas sobre desenvolvimento regional e cooperação federativa em Brasília

Divulgação / Sede-MG

Publicado em 17 de setembro de 2026

Atualizado em 17 de setembro de 2026 às 18:20

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) participou, nesta semana, de duas agendas estratégicas em Brasília voltadas ao desenvolvimento regional, à mineração e ao aprimoramento da cooperação entre União, estados e municípios. As atividades reuniram representantes do poder público, do setor produtivo e de instituições ligadas ao desenvolvimento econômico e à gestão territorial.

Na terça-feira (15/9), a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, participou do Congresso Internacional de Direito Minerário 2026, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Já nesta quinta-feira (17/9), esteve no evento Diálogo Federativo, promovido pela Secretaria Executiva do Conselho da Federação, em correalização com o Sebrae Nacional e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

As participações permitiram apresentar iniciativas e perspectivas de Minas Gerais em discussões sobre o aproveitamento da atividade minerária para o desenvolvimento estruturante dos territórios, a diversificação das economias locais e a construção de mecanismos de cooperação entre instituições públicas e privadas, e Estados e municípios.

“São temas diretamente relacionados à realidade do estado e que exigem articulação entre diferentes níveis de governo, setor produtivo e instituições. Minas tem experiências e iniciativas que contribuem para essa discussão, ao mesmo tempo em que participa do diálogo nacional para aprimorar políticas públicas, fortalecer as economias locais e ampliar as oportunidades de desenvolvimento nos territórios”, afirmou a secretária.

Mineração, desenvolvimento regional e cooperação federativa

Durante o Congresso Internacional de Direito Minerário, a secretária participou da sessão “O Papel da Mineração no Desenvolvimento Econômico Brasileiro”, com foco no desenvolvimento regional e nos municípios mineradores. Em sua fala, destacou a importância de criar condições para que os territórios transformem a riqueza mineral em desenvolvimento de longo prazo.

Mila também ressaltou que esse trabalho envolve planejamento, qualificação da gestão, infraestrutura, diversificação econômica e fortalecimento das cadeias produtivas locais. Segundo ela, essas diretrizes estão presentes no Plano Estadual de Mineração de Minas Gerais 2040 (PEM-MG 2040), que prevê ações para o desenvolvimento territorial, o fortalecimento dos arranjos produtivos e a identificação de novas atividades econômicas nos municípios mineradores.

No evento Diálogo Federativo, a secretária representou o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) como debatedora do nível estadual de governo no painel “Regiões Metropolitanas e o Estatuto da Metrópole: o que existe e o que precisa avançar?”. A discussão abordou os desafios dos arranjos de cooperação federativa e as medidas necessárias para ampliar a atuação conjunta entre os diferentes níveis de governo.

Na ocasião, a secretária discutiu os desafios das regiões metropolitanas e apresentou a política de Arranjos Produtivos Locais (APLs) o Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FOPEMIMPE) como instrumentos de cooperação territorial e espaços de diálogo e articulação para o aperfeiçoamento de políticas públicas destinadas aos pequenos negócios.

Leia Também