O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) realiza uma missão comercial na Argentina na próxima semana para promover o segmento calçadista mineiro no mercado argentino.
Ao todo, 29 empresas do setor calçadista que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) de calçados de Nova Serrana, município da região Centro-Oeste, estarão em Buenos Aires, entre os dias 1/6 e 5/6, ampliando suas conexões com compradores do mercado argentino.
Para a programação, estão previstas rodadas de negócios com importadores argentinos, um seminário de boas-vindas e capacitação, além de visitas técnicas para análise (benchmarking) de mercado.
Junto de representantes da Fiemg e do Sindinova, integram a comitiva do Estado, com destino à capital argentina e à coordenação da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Daniel Medrado, e a diretora de Promoção de Exportações e Comércio Exterior, Laís Ione Araújo Fagundes.
“A missão comercial à Argentina é uma demonstração clara da nossa política de fortalecimento das cadeias produtivas mineiras e da promoção da internacionalização das nossas empresas. O setor calçadista mineiro tem se destacado pela qualidade, design e competitividade, e a Argentina é um mercado estratégico para consolidarmos ainda mais essa presença”, afirma Daniel Medrado.
Relações entre Minas Gerais e a Argentina
Atualmente, a Argentina é o principal destino das exportações do setor calçadista mineiro. Em 2024, as vendas para o parceiro alcançaram aproximadamente US$ 20,3 milhões e, na comparação do primeiro quadrimestre de 2025, frente ao ano anterior, as exportações tiveram um crescimento expressivo de 104%.
Além de confirmarem a consolidação do país como o principal mercado do segmento mineiro, os números evidenciam ainda um grande potencial de expansão das vendas. Isso porque, apesar de Minas ter sido, em 2024, o quarto principal exportador para a Argentina, considerando todos os produtos, o estado teve participação modesta de 9,7% nas comercializações brasileiras.
Segundo a diretora de Promoção de Exportações e Comércio Exterior, Laís Ione Araújo Fagundes, esse é um dos fatores que motiva ações para ampliar a competitividade e a inserção internacional das empresas mineiras.
“A realização desta missão reforça a importância da política estadual de comércio exterior, coordenada pela Sede-MG. Por meio de ações estruturadas, o Governo de Minas busca estimular a internacionalização das empresas mineiras, diversificar mercados e nossa pauta exportadora”, destaca Laís Ione Araújo Fagundes.
Nova Serrana como protagonista no setor
Ao todo, são mais de 1,2 mil negócios do segmento de calçados na região de Nova Serrana, que produzem uma média de 105 milhões de pares todos os anos. O município do Centro-Oeste mineiro é um dos principais produtores do Brasil e emprega mais de 14 mil pessoas.
O APL de Calçados do município alcançou, em 2023, o estágio Pleno de classificação dentro dos APLs mineiros. A marca significa que o polo pode implementar com maior eficiência as oportunidades dessa política pública, que vão desde o fortalecimento local das empresas pelo associativismo, inovação e fomento de crédito até a internacionalização do mercado.
Para se ter uma ideia da importância da produção, em 2023, Nova Serrana foi o município mineiro que mais criou empregos no segmento, e as empresas de calçados foram responsáveis por mais da metade dos empregos formais na cidade.