O Vale do Lítio é um projeto estratégico do Governo de Minas Gerais que tem como objetivo posicionar o estado como protagonista global na cadeia de valor do lítio, um mineral essencial para a transição energética e a descarbonização da economia.
Com a maior reserva nacional do mineral e uma das maiores concentrações de processos minerários registrados na Agência Nacional de Mineração (ANM), Minas Gerais — especialmente a região do Vale do Jequitinhonha — reúne condições únicas para liderar a cadeia produtiva de lítio no Brasil. O estado já atraiu importantes empreendimentos nacionais e internacionais interessados no potencial desse território.
O lítio é insumo fundamental para a fabricação de baterias utilizadas em veículos elétricos, sistemas de armazenamento de energia e dispositivos eletrônicos. Além disso, tem aplicações relevantes na indústria química, sendo utilizado na produção de compostos para os setores farmacêutico, cerâmico, de vidro, alumínio, graxas e lubrificantes.
O projeto Vale do Lítio tem como missão promover o fortalecimento da cadeia produtiva, desde a extração até o refino e industrialização. A iniciativa visa atrair investimentos e fomentar a agregação de valor no território, gerando emprego, renda e oportunidades para transformar a realidade socioeconômica das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais.
Diretrizes do Projeto Vale do Lítio
Ações e incentivos do Projeto do Vale do Lítio, realizados por meio da articulação e colaboração com órgãos e entidades do Governo Estadual, Prefeituras, entes federais, empresas, entidades representativas do setor produtivo e da sociedade civil:
Estrutura de Governança
O Governo de Minas Gerais lançou, em 9 de maio de 2023, o Lithium Valley Brazil na Nasdaq, em Nova Iorque (EUA), a maior bolsa de valores do mundo para negócios de tecnologia e inovação. A iniciativa teve como principal objetivo atrair investimentos para fortalecer a cadeia produtiva do lítio no estado. Em 2024, iniciativa foi consolidada como Projeto Estratégico Vale do Lítio, com ampliação do seu escopo para promover o desenvolvimento regional e mitigação de impactos, aproveitando-se das oportunidades econômicas de adensamento e agregação de valor da cadeia do lítio aos produtos e serviços locais. Para tanto, foram incluídas ações das áreas de saúde, educação, segurança pública, cultura e turismo, agricultura, infraestrutura, moradia digna, meio ambiente e proteção social, para além das ações já articuladas no âmbito do Sistema Estadual de Desenvolvimento Econômico.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) é a responsável pela coordenação geral do projeto, garantindo a articulação entre os diversos atores e o acompanhamento das ações implementadas. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) é responsável pelo monitoramento das atividades relacionadas aos eixos de desenvolvimento humano e políticas setoriais. A SEDE é apoiada por uma rede de parceiros institucionais, incluindo diferentes entidades governamentais, empresas e organizações do setor privado.
Arquivo | Tamanho | Formato | Data Atualização |
---|---|---|---|
Relatório de Resultados do Vale do Lítio | 11900765 kb | 09/05/2025 |