A equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) participou da Semana de Inovação 2024, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública, nos dias 29 e 31 de outubro, em Brasília. O evento reuniu diversos gestores públicos federais, estaduais e municipais para discutir temas importantes, como inovação no setor público, os benefícios da transformação digital para o cidadão, entre outros.
Na oportunidade, o Governo de Minas, por meio da Sede-MG, como um dos cinco órgãos aprovados para a Feira Reversa de Desafios Públicos, apresentou o desafio: "Como podemos mapear e automatizar dados atualizados de pesquisas e tecnologias em microeletrônica, robótica, internet das coisas (IoT), inteligência artificial, telecomunicações e blockchain, desenvolvidas ou em desenvolvimento em Minas Gerais?".
O objetivo do desafio é garantir que as informações sobre pesquisas e soluções tecnológicas sejam acessíveis e atualizadas em tempo real, para facilitar a identificação de oportunidades de inovação e o processo de tomada de decisão para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas mais assertivas, que aprimorem a eficiência dos serviços públicos estaduais oferecidos aos cidadãos mineiros.
A iniciativa também pode gerar conexão e impacto no ecossistema de inovação em Minas Gerais, ao conectar os dados de inovação do estado com os ambientes promotores de inovação, sociedade civil e Governo.
O resultado esperado é a criação de uma plataforma para coleta e atualização de dados tecnológicos em Minas Gerais, além de relatórios e insights para a implementação eficaz de tecnologias.
"A participação do Governo de Minas na Semana de Inovação 2024 reforça o compromisso do Estado com o desenvolvimento tecnológico, buscando soluções eficazes para fortalecer o papel da inovação no setor público. Com esse produto final, esperamos garantir maior transparência e integração dos dados com plataformas já utilizadas na administração pública estadual," afirma o subsecretário de ciência, tecnologia e inovação, Lucas Mendes.
Sobre o evento
A Feira Reversa de Desafios Públicos, iniciativa da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é parte da programação da Semana de Inovação 2024, que visa a promoção da inovação aberta nos Estados para a solução de problemas públicos, fomentando o uso do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador (LC 182/2021), em prol da inovação na administração pública, aproximando Governos da sociedade civil e incentivando o empreendedorismo na sociedade.
Por meio da Coordenação-Geral de Inovação Aberta da Diretoria de Inovação (GNova Inovação Aberta), e com apoio do Impact Hub Brasil, a edição de 2024 consiste em atividades remotas entre setembro e outubro e presenciais, em Brasília, durante a Semana de Inovação, que contou com a participação de entidades públicas federais, estaduais e municipais, além de startups e negócios inovadores.