Iniciativas do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), foram destacadas na maior plataforma de cidades inteligentes da América Latina, o Connected Smart Cities
Durante o evento realizado em São Paulo, na última quarta-feira (24/9), a Sede-MG lançou o “Guia de Eficiência Energética Para Prédios Públicos” e o “Guia Geral para Municípios sobre Energia Solar Fotovoltaica”.
Os guias visam, respectivamente, auxiliar as gestões municipais na implementação de ações para reduzir o consumo energético e operacional para otimizar os processos, bem como na adoção de soluções de energia solar fotovoltaica.
“Minas Gerais é protagonista na eficiência energética. E agora, apresenta para seus municípios, uma oportunidade de reduzir a conta de energia e ajudar o meio ambiente com a redução de emissões de gás carbônico”, destacou o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas, Daniel Medrado.
A Secretaria também apresentou algumas das iniciativas que oferece para impulsionar as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e que contribuem para implementação de ações inovadoras nas gestões públicas municipais, como o Cidades do Futuro, para fomentar a inovação no setor produtivo, o Compete Minas, entre outras das diversas oportunidades que o Governo de Minas possui.
“Apresentamos nossas iniciativas, tanto em cidades inteligentes, quanto todas as oportunidades de ciência e tecnologia para empresas, startups e pesquisadores, desde que seja para desenvolver estes projetos no nosso estado, garantindo emprego e renda para cada mineiro”, afirmou o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Mendes.
Eficiência energética e a transição climática
O “Guia de Eficiência Energética Para Prédios Públicos” reúne as principais informações de eficiência energética em edifícios públicos, com o objetivo de reduzir gastos operacionais, contribuir para a sustentabilidade e apoiar na implementação de ações de eficiência energética.
Já o “Guia Geral para Municípios sobre Energia Solar Fotovoltaica” apresenta informações essenciais do segmento, visando apoiar gestores municipais e equipes técnicas para implementar soluções no setor.
Ambos os estudos estão aliados ao compromisso do Governo de Minas com a sustentabilidade, por meio da adesão ao Race to Zero, campanha global para zerar emissões de gases de efeito estufa e a estruturação do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC-MG).
Inovação que gera valor e abre portas
Também como parte da participação da Sede-MG no evento, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação mediou um painel com dois cases de sucesso de programas do Governo do Estado.
A Power Of Data, startup paulista focada no tratamento de dados utilizando inteligência artificial (IA), participou do programa Seed GOV, em que desenvolveu uma solução para auxiliar a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) na resolução de crimes.
“Todo o processo que passamos dentro do Seed Gov permitiu criar um relacionamento forte com Minas, e isso abriu portas para vender para outras empresas, trazer soluções para a sociedade mineira e inclusive, abrir nossa filial em Uberlândia”, destacou o sócio da Power of Data, Rauhe Abdulhamid.