#VemPraMinas impulsiona a atração de investimentos para o polo calçadista de Nova Serrana
Empresários conheceram de perto as políticas de incentivo ao crescimento econômico do estado
Publicado: 03/02/2020 19:55 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Matheus Fonseca/Sede Matheus Fonseca/Sede

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (Indi), e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) realizaram, nesta segunda-feira (3/1), mais uma edição do #VemPraMinas. O objetivo é fomentar a cadeia produtiva da indústria, por meio da atração de novos fornecedores, aumentando assim a competitividade do polo por razões de logística e tributária. Inúmeros representantes da indústria calçadista, fornecedores e prestadores de serviços especializados estiveram presentes para conhecer em detalhes o que o Governo de Minas tem feito para gerar novos negócios no estado, aumentando assim a geração de emprego e renda.

O encontro debateu assuntos que são de interesse dos empreendedores, tais como oportunidades de negócios, tratamento tributário e financiamento. Servidores da Sede, do Indi e da Secretaria de Fazenda passaram o dia em Nova Serrana tirando dúvidas e mostrando que Minas Gerais é o melhor estado para se investir no país.

O secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, realizou a abertura do #VemPraMinas ao lado do presidente do Sindinova, Ronaldo Andrade Lacerda. “Nova Serrana é um orgulho para Minas Gerais. Vocês construíram o futuro da cidade com muita garra e empreendedorismo. Queremos mostrar aos demais municípios a importância de se dedicarem às vocações regionais”, destacou o secretário-adjunto da Sede.

O Sindinova é o protagonista nas articulações entre o Governo e as empresas calçadistas. Por meio do sindicato, inúmeros benefícios têm sido conquistados junto ao poder público. “Quero agradecer ao governo de Minas Gerais pela confiança junto aos empresários do polo calçadista. O #VemPraMinas representa um novo momento para a economia do município. Nosso papel de incentivar os empresários tem gerado resultados positivos, estamos crescendo cada vez mais”, afirmou o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda.

O Tratamento Tributário Setorial para a cadeia de fornecedores foi um dos benefícios debatidos. Pressupõe a concessão de diferimento do ICMS na compra de insumos ou uma redução percentual de recolhimento nas operações de venda dos produtos industrializados. O processo mostra, além do benefício fiscal, uma simplificação.

Simplificação

A oportunidade de instalar empresas em um estado cada vez mais dinâmico e empreendedor é o que tem chamado a atenção dos empresários.  A diminuição da burocracia, a simplificação e a economia real de recurso e tempo têm sido itens determinantes para os novos negócios.

Ao final do #VemPraMinas – Polo Calçadista, resultados positivos já começaram a surgir. Cinco empresas procuraram a diretoria do Indi para tratar de oportunidades. Um empreendimento do Ceará e três de São Paulo já decidiram que Minas Gerais é o melhor lugar para desenvolver negócios e querem já se instalar. Além disso, uma empresa mineira, que emprega 1.200 funcionários e estava de mudança para a Bahia, repensou sua decisão com as estratégias e soluções apresentadas durante o evento.  “Hoje é um daqueles dias que eu me orgulho de fazer diferente. Há décadas se fala da necessidade de agregar valor na cadeia produtiva e diversificar a economia. Nós estamos colocando isso em velocidade recorde”, destacou animado o diretor-presidente do Indi, Thiago Toscano.

Cenários atrativos

A estratégia para o desenvolvimento econômico foi a pauta de debate do primeiro painel do evento. O subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Juliano Alves Pinto, enfatizou a importância da contribuição conjunta de todos os atores para o crescimento da economia. “Precisamos atrair investimentos e abrir novos mercados. A atual gestão do governo está se esforçando de todas as maneiras para incentivar o crescimento da economia. O que mais se ouve dentro da secretaria é a palavra atendimento. Queremos conversar, entender o que os setores precisam e atuar nas soluções, seja com outras secretarias ou com o próprio Indi”, disse o subsecretário.

A competitividade de mercado e a oportunidade de exportação são alguns dos resultados que se obtêm com a parceria realizada entre a Sede e o Indi. Durante o painel, o diretor-presidente, Thiago Toscano, deixou claro que o Governo de Minas cria, a cada dia, um cenário atrativo para o investidor. “O empresário tem confiança na atual gestão. Ver o avanço na atração de investimento, projetos saindo do papel, empresas tomando forma, produzindo, gerando emprego, é o que nos incentiva a sempre seguir em frente”, disse  Toscano.

Em 2019, Minas Gerais atraiu R$ 55,9 bilhões em investimentos. O valor representa o montante que empresas diversas executarão no curto e médio prazo. No ano passado, diferentes empresas entraram em implantação investindo R$ 15,7 bilhões em Minas.