O programa Minas Livre Para Crescer oferece suporte completo às prefeituras mineiras na implementação da Lei da Liberdade Econômica, promovendo a simplificação de processos e a redução da burocracia. Ao aderirem ao programa por meio da edição de um decreto ou lei municipal de liberdade econômica, os municípios recebem capacitação técnica para servidores, desenvolvimento de planos de ação personalizados e acesso a modelos de leis e decretos baseados nas melhores práticas de desburocratização existentes.
Com mais de 540 municípios mineiros já aderidos, os resultados são evidentes: aumento na geração de empregos, atração de investimentos e uma relação mais eficiente entre o setor público e o privado.
Se você é gestor municipal e busca transformar o ambiente de negócios da sua cidade, conte com o apoio do programa Minas Livre Para Crescer! Entre em contato conosco e faça parte do programa.
Os municípios livres já representam mais de 60% dos mineiros, totalizando mais de 13 milhões de pessoas afetadas, e mais de R$370 bilhões (60%) do PIB mineiro. Além disso, segundo estudo do Instituto Liberal de São Paulo, as cidades que implementaram a liberdade econômica alcançaram aumento de até 40% nas contratações e 65,7% de empresas ativas.
O programa se demonstra bem-sucedido em municipalidades de diferentes portes e regiões do estado. Durante o primeiro semestre de 2024, dos 100 municípios mineiros que mais geraram emprego, 73 são livres. Ainda, os 10 municípios de até 50 mil habitantes que mais geraram empregos são livres, mostrando que cidades de pequeno porte são altamente beneficiadas pelo programa.
O Minas Livre Para Crescer atua por meio de um conjunto de medidas inovadoras, simplificando processos e reduzindo burocracia, criando um ambiente mais favorável para empreender.
Para acompanhar de perto os resultados deste trabalho, desenvolvemos um painel de indicadores interativos. Nele, você encontra dados atualizados sobre o avanço do programa, como o número de municípios aderidos, normativos revogados e alterados.