Governo de Minas cancela lançamento de edital do Seed
Decisões sobre as novas diretrizes são tomadas frente à pandemia do coronavírus e o atual cenário econômico do Estado
Publicado: 01/04/2020 10:24 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação/Sede MG Foto: Divulgação/Sede MG

Diante do atual cenário mundial provocado pela pandemia do coronavírus, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) decidiu cancelar o lançamento do Programa Seed - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, que aconteceria nesta terça-feira (31/03). A equipe gestora da Sede entende que o momento exige total atenção e esforços do Governo de Minas para a crise e suas consequências, principalmente, econômicas que o Estado enfrentará nos próximos meses em decorrência da Covid-19. A decisão incide sobre contenção de gastos, tanto de recursos humanos, quanto financeiro.

Nos últimos meses, a equipe do Seed levantou informações para entender o cenário do ecossistema de startups no estado e as necessidades do mercado. A proposta sempre foi oferecer a melhor experiência e agregar valor aos participantes do Seed 2020, com menor valor para o Estado. Para isto, o programa passou por reformulação. O conjunto de mudanças realizadas fizeram o Governo de Minas Gerais reduzir em até 50% os custos com o Seed, totalizando um orçamento de aproximadamente R$ 4 milhões para a 6ª rodada.

Com o cancelamento do programa, este montante retornará ao Tesouro do Estado, dando condições ao Governo de Minas Gerais destinar este valor às necessidades da crise.

A Sede reconhece a importância do ecossistema mineiro. Somente em Minas Gerais, estão instaladas mais de 20 incubadoras distribuídas em 16 cidades; é o maior estado em número de universidades públicas (11 federais e 2 estaduais); conta com seis parques tecnológicos; e renomadas instituições de tecnologia tem sede em Minas Gerais. Além disso, é o segundo estado com mais empresas de tecnologia da informação e biotecnologia, reúne o segundo maior ecossistema de startups do Brasil. Este ambiente merece atenção e o Estado continuará dando o apoio necessário para o fomento do ecossistema.

Por ora, está suspenso o programa e sem previsão de retorno. Contamos com a compreensão de todos.