Meet Up em Uberaba detalha edital da 6ª rodada do Seed
Empreendedores do ecossistema de inovação do Triângulo Mineiro puderam tirar dúvidas e debater perspectivas para o setor
Publicado: 02/02/2021 07:46 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Matheus Fonseca/Sede Foto: Matheus Fonseca/Sede

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, apresentou nessa segunda-feira (1/2), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o novo edital da Edição Especial do Seed - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. A agenda faz parte de um cronograma para disseminação e fortalecimento das políticas públicas de Minas Gerais ao fomento da inovação. Empreendedores de Varginha e Santa Rita do Sapucaí já participaram das rodadas de conversas. O Meet Up de Uberaba teve como objetivo apresentar o programa às startups locais, incentivando a participação de todos. O encontro que aconteceu no Parque Tecnológico da cidade reuniu pesquisadores, professores, empresários e autoridades locais.

“Estamos percorrendo Minas Gerais para aproximar o Seed  e os ecossistemas de startups do estado, dando-os a possibilidade de tirarem dúvidas, atraindo cada vez mais os interessados”, explicou do secretário-adjunto Fernando Passalio.

O secretario de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Rui Ramos, abriu o bate-papo e agradeceu a valorização do ecossistema de inovação da cidade, com destaque para a comunidade Zebu Valley. “Estamos felizes em ter o Governo de Minas tão próximo de Uberaba. O evento de hoje reforça o potencial do nosso trabalho, e o ecossistema de inovação uberabense vai crescer cada vez mais”, destacou Rui Ramos.

O edital do Seed foi detalhado pelo superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Vaz, que tirou dúvidas e mostrou a importância deste novo modelo para a inovação mineira.

O Seed

O Seed é um agente de fomento do ecossistema de empreendedorismo e inovação coordenado pela Sede. O carro chefe do programa é a aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais. Ele é considerado a primeira iniciativa mantida unicamente com recursos públicos no país.

Os participantes da Edição Especial do programa passarão por seis meses de atividades intensas, que incluem mentorias personalizadas, eventos e difusão, entre outras, que contribuem para fortalecer suas características empreendedoras e seus projetos. Durante esse período, startups receberão aceleração personalizada e aporte de R$80 mil, livres de participação. Nesta edição, startups terão a oportunidade de aplicar suas tecnologias para solucionar entraves sofridos por órgãos do Estado.

Aceleração 100% digital

Para ser mais democrático, o programa foi adaptado à realidade atual, com capilaridade para atender os quatro cantos do estado de Minas e gerar ainda mais impacto. A metodologia do programa foi ajustada para o contexto on-line, sem reduzir o engajamento, as experiências e a geração de resultados. A intenção é também dar oportunidade para empreendedores do interior do estado. Agora, as startups poderão impactar os desafios públicos, seja onde elas estiverem.

A aceleração contará com uma frente de desenvolvimento de negócios para que as startups participantes alcancem mais e melhores resultados. Foi desenhada uma jornada de desenvolvimento tecnológico para fortalecer e incorporar novos produtos aos negócios inscritos, tendo como ponto central o BH-TEC e seus parceiros.

Acesse o edital para conhecer todas as regras e se inscrever em www.seed.mg.gov.br.

Outras agendas

Além de realizar o evento de inovação, o secretário-adjunto Fernando Passalio se reuniu pela manhã com a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo. A gestora recebeu o Guia Municipal de Liberdade Econômica, documento que apresenta as boas práticas de simplificação e desburocratização para fomento do desenvolvimento econômico e geração de empregos.