Governo de Minas e Grupo Petrópolis estimulam desenvolvimento regional no Triângulo
Parceria com o Projeto Compre Bem Virtual, promovido pela Fiemg, busca fornecedores mineiros para fábrica de bebidas
Publicado: 11/03/2021 15:54 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: André Santos Foto: André Santos

Após a atração da fábrica de bebidas do Grupo Petrópolis para a cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), tem trabalhado para o encadeamento produtivo regional. A atuação conjunta consiste em aumentar a quantidade de fornecedores locais para a empresa, bem como identificar outros players importantes da cadeia e procurar viabilizar a atração para Minas Gerais.

Através do Compre Bem Virtual, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o projeto desenvolvido busca gerar um adensamento da cadeia produtiva na região. Nesse sentido, a Sede apresentou para o Grupo Petrópolis e articulou com a Fiemg a proposta de realizar o mapeamento de fornecedores e as rodadas de negócio que irão acontecer, em função das demandas de fornecimento da empresa.

No dia 24 de março, entre 9h e 17h, as empresas cadastradas no projeto terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços à fabricante de bebidas. O evento gratuito será on-line e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 18, no site da Sympla. As empresas interessadas em participar deverão ter, obrigatoriamente, CNPJ em Minas Gerais.

De acordo com superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais da Sede, Frederico Amaral, a iniciativa intensifica as possibilidades de fornecimento para o setor de bebidas e incentiva a mão de obra local, gerando emprego e renda. “Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento regional e gerar oportunidades de negócios para as empresas mineiras. Além disso, com compras locais, há benefícios de redução de custos logísticos e redução de emissões, fazendo com que a indústria mineira seja mais competitiva e também aumente a renda e empregos da região”, afirma Amaral.

Competitividade

A expectativa do diretor de compras do Grupo Petrópolis, George Ramos, é dar o pontapé nesta conexão comercial, onde os fornecedores mineiros poderão atender a oitava e maior fábrica do Grupo Petrópolis, localizada em Uberaba. “Temos um programa interno chamado GP Integra, que une a empresa com os fornecedores locais e está em sintonia com o que o Compre Bem propõe. Inicialmente, os produtos e serviços que buscamos se concentram na área de transporte e eliminação de resíduos, itens de jardinagem e distribuição de palets. Foram mapeadas outras categorias de compras e, posteriormente a esse evento, será elaborado um cronograma de trabalho com as demais categorias”, explica o coordenador.

Projeto Compre Bem

O Projeto Compre Bem Fiemg apoia empresas investidoras na identificação e prospecção de novos fornecedores em Minas Gerais. A Fiemg auxilia no processo de compras e oxigenação da área de suprimentos dos investidores.

Etapas do Projeto Compre Bem: pesquisa e seleção de potenciais fornecedores mineiros; realização de reunião entre fornecedores mineiros e a empresa-âncora – oportunidade de estabelecer relações comerciais; acompanhamento e monitoramento das negociações, com finalidade de manutenção e ampliação das relações.

O processo de seleção é dividido em duas etapas: a primeira delas referente a triagem dos participantes do evento é realizada pelo Estado, de acordo com as informações concedidas pelo Grupo Petrópolis por meio de questionário enviado. A segunda etapa será realizada no próprio evento, onde a equipe de compras estará presente para conhecer um pouco mais cada fornecedor. Quando houver concorrências, será realizada uma segunda triagem com base nos requisitos necessários para ser parceiro do Grupo Petrópolis, além da análise comercial de preço, prazo e porte do fornecedor.

Serviço:

Projeto Compre Bem Virtual – Grupo Petrópolis

Dia: 24/3/2021 (quarta-feira)

Horário: 9h às 17h

Local: Evento Online https://www.sympla.com.br/projeto-compre-bem-virtual---grupo-petropolis__1147347

O link para acessar o evento no dia 24 será eviado por e-mail aos participantes na véspera.

Para inscrição, a empresa deverá ter obrigatoriamente CNPJ em Minas Gerais

Evento gratuito