Webinário de Integridade e Desenvolvimento Econômico reúne público de 15 países
Durante três dias, evento online debateu sobre a condução do serviço público e a boa gestão nas organizações
Publicado: 26/03/2021 08:13 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação Sede Foto: Divulgação Sede

Finalizou nessa quinta-feira (25/3), o “Webinário de Integridade e Desenvolvimento Econômico – Construindo confiança para a geração de riquezas”, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Durante três dias, palestrantes nacionais e internacionais trouxeram para a reflexão os valores éticos que pautam o serviço público. As palestras abordaram temas de compliance e anticorrupção, fomentando a política de integridade entre os servidores do Estado e convidados em geral. O evento recebeu representantes de 15 países, somando mais de 700 inscritos.

A solenidade de abertura contou com a participação do controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, do secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, do subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Juliano Alves Pinto e do controlador-chefe da Sede, Lincoln Farias.

“Nosso evento foi um sucesso. Concluímos o webinário da melhor maneira possível, agregando conhecimento e reunindo importantes nomes do setor. Os conteúdos apresentados representam um marco para a promoção da integridade no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, destacou o controlador-chefe, Lincoln Farias.

Além das palestras, foi realizado o lançamento oficial do Sede Íntegra, programa que tem como objetivo promover a integridade na Sede e em suas vinculadas, estabelecendo medidas para assegurar a entrega de resultados por meio de ações que incentivem o aprimoramento da estrutura de governança e o desenvolvimento institucional.

Os documentos oficiais da ação podem ser acessados neste link.

Integridade no Sistema de Desenvolvimento Econômico

Aproveitando a oportunidade, a Fapemig lançou, no último dia do webinário, o seu plano de integridade. O evento reuniu servidores e pesquisadores da instituição.  Segundo o chefe de Gabinete da Fapemig, Daniel Ferreira de Souza, o Plano de Integridade da Fundação se conecta profundamente com à iniciativa da do Sede, “uma vez que representa as ações que vão ser desenvolvidas para promover a cultura ética e transparente na instituição”.

Daniel Ferreira conta que essas ações buscam enfatizar o fortalecimento e aprimoramento da governança, sinalizando para a sociedade que a Fapemig tem compromisso com os princípios e normas éticas, os considerando objetivos estratégicos e valorosos da instituição. “Temos hoje no radar a busca incansável por nos tornarmos uma instituição de ponta e entendemos que a adoção desses mecanismos é um passo importante para a nossa caminhada”, pontua Daniel.

Além do chefe de gabinete da Fapemig, estiveram presentes na apresentação o presidente da fundação, Paulo Beirão, e a auditora da Fundação, Carla Viana. O grupo destacou os aspectos gerais do Plano de Integridade, a trajetória e os atores da produção do planejamento, bem como a sua importância perante os valores da instituição.