Fapemig reativa cotas de bolsas para pós-graduação (PAPG)
Iniciativa promove o fomento da pesquisa nas universidades mineiras
Publicado: 09/04/2021 12:07 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: AdobeStock Foto: AdobeStock

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) está reativando cotas de bolsas de pós-graduação que estavam temporariamente suspensas. São, ao todo, cerca de 180 bolsas, dentre mestrado e doutorado.   

A medida começa a valer de imediato. A comunicação está sendo feita diretamente aos cursos beneficiados pelo Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG). Com a reativação, eles poderão substituir e indicar bolsistas para as vagas que estavam congeladas, via sistema Everest (http://everest.fapemig.br/home/login).  

Isso foi possível devido ao aumento do repasse financeiro mensal do governo do Estado à FAPEMIG. "A reativação dessas cotas de bolsas é um primeiro passo no sentido da retomada da capacidade de fomento da Fapemig", comenta Paulo Beirão, presidente da instituição. 

As bolsas haviam sido suspensas em 2019, em um período de agravamento da crise econômica de Minas Gerais, quando foi necessário readequar alguns programas da fundação. "A pós-graduação sempre foi uma prioridade para a Fapemig e sabemos da importância que esse tipo de apoio tem para a formação de recursos humanos para pesquisa e inovação no estado, bem como para o fortalecimento do próprio sistema de pós-graduação, para a qualidade dos programas", completa o presidente. 

Dúvidas podem ser enviadas para o Fale Conosco (https://fapemig.br/pt/envio-de-perguntas/).