Fórum virtual promove fortalecimento das relações comerciais entre Minas e Itália
As inscrições para o evento são gratuitas e vão até o dia 19 de abril
Publicado: 16/04/2021 12:32 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação Indi Foto: Divulgação Indi

O dia 11 de maio será mais uma oportunidade de estreitar relações entre empreendedores mineiros e o comércio internacional, desta vez com a Itália. Aberto a todas as pessoas interessadas, o 'Business Fórum: Itália - Minas Gerais' será realizado virtualmente com objetivo de apresentar as potencialidades de negócios entre os dois territórios, bem como abordar os principais segmentos do comércio bilateral e setores estratégicos para os dois governos.

A iniciativa, em formato de sessão plenária, será dividida em painéis setoriais de áreas em plena expansão na economia mineira. Entre elas estão: automação, agrobusiness, manufatura, indústria 4.0 e energia sustentável.

Minas Gerais ocupa o primeiro lugar entre os estados brasileiros que mais exportam para a Itália, o que representa 20% dos embarques nacionais para o país. Os itens que lideram essa pauta são: café (53%), pastas químicas de madeira (11%), soja e ouro.

Em relação aos estados que mais importam do país europeu, Minas Gerais ocupa o segundo principal mercado destino, com 11% das importações brasileiras de produtos italianos. Os itens mais importados pelos mineiros são medicamentos, máquinas e aparelhos mecânicos.

Parceria tradicional

Na avaliação do diretor presidente da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), Thiago Toscano, a força das relações entre os dois territórios vai além das questões comerciais. “Temos no estado um ambiente que vai dos negócios à cultura. Não à toa Minas Gerais realiza uma grande festa italiana na Capital e sedia importantes instituições ligadas à Itália, como a Fundação Torino e a Câmara Ítalo-Brasileira. A presença do consulado reforça ainda mais esse ambiente de oportunidades”, avalia.

Além da presença histórica de algumas grandes companhias italianas como Fiat (agora Stellantis) e Ferrero, nos mercados automotivo e alimentício, atualmente há cerca de cem empresas italianas instaladas em Minas Gerais e os novos investimentos não param de aparecer.

Na avaliação do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, a atual conjuntura econômica e de serviços prestados pelo setor público favorece o desenvolvimento de novos negócios. “O Governo de Minas Gerais é muito ativo para facilitar a vida de quem deseja empreender. Além disso, está implementando programas de redução de entraves nos processos burocráticos, facilitando ações que irão impulsionar ainda mais negócios, gerando emprego e renda”, afirma.

Inscrições

As inscrições para o evento são gratuitas, vão até o dia 19/4 e podem ser feitas neste link. O 'Business Fórum: Itália - Minas Gerais' é uma iniciativa do Ministério Italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, do Governo de Minas, organizado por Indi, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Consulado da Itália em Belo Horizonte, Italian Trade Agency, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de Minas Gerais e Confindustria.