Governo de Minas Gerais lança projeto RMBH Desenvolve
Medida estimula o desenvolvimento econômico regional e atração de investimentos nos municípios da Região Metropolitana de BH
Publicado: 19/05/2021 17:12 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Matheus Fonseca/Sede MG Foto: Matheus Fonseca/Sede MG

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e da Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), lançou, nesta quarta-feira (19/5), o projeto RMBH Desenvolve. O evento contou com a participação de prefeitos e gestores dos municípios da região metropolitana da capital e levou conteúdos para estimular o desenvolvimento econômico regional e atração de investimentos em suas cidades.

A ideia, concebida como desdobramento do programa “Agência no Seu Município”, realizado pela Agência RMBH, é promover capacitações e workshops com as equipes técnica dos municípios para esclarecimento de dúvidas, padronização de procedimentos e concepção de projetos que estimulem os municípios a explorar suas potenciais vocações e a criar um plano de estímulo eficiente que contribua para o desenvolvimento econômico de cada localidade.

“Em dois anos e meio de gestão, já atraímos mais de R$ 120 bilhões de investimentos para Minas Gerais, gerando 57 mil empregos diretos. Nosso objetivo é expandir essas atrações para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Vocês foram chamados aqui para entenderem os processos e as possibilidades de desenvolvimento econômico para seus municípios”, afirmou o secretário da Sede, Fernando Passalio, durante abertura do evento.

Os convidados assistiram a palestras sobre dois eixos de atuação: liberdade econômica e atração de investimentos.

Atração de investimentos

O gerente de Inteligência de Investimentos do Indi, Ivan Pinto, abordou oportunidades para atração para novos negócios na região. O conteúdo apresentado abordou o Indi Maps, ferramenta virtual inédita no Brasil, criada para otimizar o processo de busca de imóveis no estado.

Além disso, os prefeitos e gestores puderam se aprofundar nas vocações dos municípios e plano de estímulo, uso e ocupação do solo e regularização fundiária urbana. O subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, detalhou a liberdade econômica e a implementação de decreto municipal.

Região Metropolitana

A região metropolitana de Belo Horizonte é a terceira maior do país. Tem destaque nacional e representa hoje percentual considerável do PIB mineiro, além da trajetória marcada pelo pioneirismo e pela ousadia. "Desenvolver nossa RMBH é um dos pilares do Governo para Minas Gerais. Que possamos juntos fortalecer cada município e desenvolver novas parcerias. Juntos somos melhores e maiores", destacou a diretora-geral da Agência RMBH, Mila Corrêa da Costa.