Startups do Seed se destacam em ciclos de inovação aberta do Hub MG
Políticas públicas de inovação do Governo de Minas atuam na conexão de soluções para o mercado
Publicado: 11/06/2021 16:06 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: AdobeStock Foto: AdobeStock

O recente início da aceleração do Seed propiciou uma integração do programa com o Hub MG, outra iniciativa da diretoria de Fomento ao Ecossistema de Inovação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. O entrosamento entre ambos os projetos agrega valor ao ecossistema de inovação mineiro, aumentando as conexões entre as startups do Seed e as empresas presentes no ambiente do Hub MG, gerando negócios, parcerias e soluções inovadoras para sanar pontos de estrangulamento no setor produtivo do estado.

O Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development é o primeiro programa de aceleração de startups financiado apenas por recursos públicos no Brasil. O programa consiste em seis meses de intensas atividades de fortalecimento aos projetos inscritos.

Por sua vez, o Hub MG conecta desafios relevantes à soluções tecnológicas apresentadas por pesquisadores acadêmicos ou desenvolvidos por startups, como as aceleradas pelo Seed.

Conectando satisfações

Os resultados da interação entre os projetos têm trazido otimismo para ambos os polos da relação, gerando negócios que estão concorrendo à Provas de Conceito remuneradas. Em pouco tempo, as empresas aceleradas já se destacam, agregando valor às suas operações por meio da conexão entre Seed e Hub.

O diretor de Fomento ao Ecossistema de Inovação, Thales Luan Dias, cita essa agilidade do programa em render frutos. "O Seed já entrega resultados para as startups aceleradas com menos de um mês, reforçando seu papel impulsionador de startups em Minas Gerais. Estamos gerando novos negócios para as aceleradas e resolvendo problemas das nossas empresas mineiras, através da interação entre dois importantes projetos de inovação do Governo, o Hub MG e o Seed”, afirma Thales.

Leandro Dias, CEO da Akintec, uma das startups do Seed, revela que a participação no projeto trouxe impactos extraordinários e instantâneos no crescimento das receitas e produtos da empresa.

Na outra ponta, o diretor-presidente da Coocafé, entidade atendida pelo Hub MG, Fernando Cerqueira, afirma que a inovação no mundo empresarial já é uma realidade, muitas vezes uma questão de sobrevivência e um importante avanço no agro-cooperativismo.

“Por isso inserimos a inovação no planejamento estratégico da Coocafé. E iniciativas como esta do Governo de Minas são importantíssimas, pois nos ajudam a acelerar a implementação de projetos voltados para inovação em nossa cooperativa" finaliza Cerqueira.