Hub Day Lácteos deu pontapé inicial para conectar cadeia do leite a startups e pesquisadores
O evento foi uma introdução para o Hub Conecta Leite, que acontece nos dias 14 e 15 de julho durante o Minas Láctea 2021
Publicado: 15/06/2021 11:11 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação Seapa Foto: Divulgação Seapa

Despertar o interesse pela inovação tecnológica nos diversos setores da cadeia do leite de Minas Gerais. Este foi o objetivo do Hub Day Lácteos, promovido na manhã desta segunda-feira (14/6) pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a sua vinculada Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

O evento, que contou com palestras que demonstraram a importância da inovação tecnológica através de relatos de profissionais e pesquisadores, cases de sucesso e exemplos de tecnologias já disponíveis no mercado, é considerado uma introdução ao Hub Conecta Leite, que acontece nos próximos dias 14 e 15 de julho e visa promover a conexão entre empresas e startups com agroindústrias e produtores do estado. O objetivo é encontrar soluções para problemas e gargalos do setor.

“No Hub Conecta Leite serão duas rodadas de negócios. Uma delas será entre a cadeia do leite e a academia, as universidades e centros de pesquisa agropecuária. Serão apresentados os problemas e o objetivo é captar pesquisas que visem solucioná-los. No mesmo formato, teremos também a conexão do setor produtivo e as startups e empresas de tecnologia”, destacou durante o Hub Day o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Bovo.

As empresas do setor lácteo que tiverem interesse em participar do Hub Conecta Leite podem se inscrever clicando AQUI.

Na abertura do evento desta segunda-feira, a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, destacou os números do setor lácteo no estado, que fazem de Minas a principal bacia leiteira do país, com uma produção de 9,4 bilhões de litros de leite em 2019. “Diante de tamanha riqueza da cadeia do leite, nada mais importante que unir a tradição à inovação, valorizando ainda mais essa tão importante cadeia produtiva”, pontuou a secretária.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, defendeu a realização de eventos como este para levar a tecnologia às agroindústrias do leite. “Que a gente possa formar conexões efetivas e que elas resultem em trabalhos, prosperidade, geração de emprego e renda, em uma maior competitividade da nossa indústria perante o cenário nacional e global, pois isso facilita a atração de investimentos para Minas”, disse.

Palestras

Em sua apresentação, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovações da Sede, Juliano Alves Pinto, contou um pouco da sua experiência junto ao agro. “Eu tive a oportunidade de ser cônsul do Brasil em São Francisco, na Califórnia, entre 2013 e 2016. Na ocasião pude liderar um movimento chamado ‘AcelerAgro’, que buscou aproximar esse grande setor que é o agro do Brasil e o Vale do Silício”, lembrou.

Já Arlindo Curzi, CEO da Verde Campo, trouxe detalhes da experiência com a inovação da empresa, sediada em Lavras, no Sul de Minas, que conta hoje com mais de 500 funcionários. “Nós atingimos expressão nacional com o sucesso da linha Lac Free. Em nosso projeto de inovação, tivemos o primeiro iogurte e a primeira linha de queijos sem lactose do Brasil”, contou.

O professor Adriano Gomes da Cruz, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, trouxe para o Hub Day Lácteos um pouco do olhar dos pesquisadores. “Inovar é ter ideias originais, tornando -as factíveis e trazendo alguma facilidade, do ponto de vista econômico e ambiental, na produção de um alimento funcional e de segurança”, destacou.

Por fim o evento apresentou algumas soluções tecnológicas já existentes no mercado. A primeira delas foi a startup Milklink, que criou uma plataforma digital que conecta os produtores aos laticínios, oferecendo entre vários benefícios uma conta virtual, que permite fazer transferências pelo próprio aplicativo.

Em seguida foi a vez da ECO Diagnóstica apresentar suas soluções, com destaque para a produção de testes diagnósticos de doenças, tanto na linha humana como na veterinária.

O vídeo de todas as palestras do Hub Day Lácteos está disponível no YouTube da Seapa. Para assistir, basta clicar AQUI.