Governo de Minas doa equipamentos para instalação de novas unidades da Uaitec
Materiais serão utilizados para a criação de unidades tecnológicas de capacitação profissional
Publicado: 15/06/2021 14:47 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação Uaitec Foto: Divulgação Uaitec

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) disponibilizou 521 bens móveis, totalizados em R$ 327.385,29, aos municípios de Montes Claros, Guaraciama, Engenheiro Navarro e Francisco Dumont. Dentre os materiais disponibilizados estão cadeiras, mesas, bancadas, impressoras, telefones e computadores, que servirão de apoio no processo de inclusão digital e social nas novas unidades implementadas da Rede Uaitec.

De acordo com o diretor de Gestão das Unidades Tecnológicas da Sede, Henrique Vieira, os bens serão utilizados para a criação de unidades tecnológicas de capacitação profissional, inclusão digital e social no âmbito municipal e as prefeituras terão apoio da Sede por meio do projeto Uaitec. “Como contrapartida, além de outras ações de capacitação por iniciativa do município no uso dos bens, a doação irá permitir que a política seja interiorizada e que os cursos do Portal Uaitec sejam ofertados para quem não possui computador e internet em casa”, explica o diretor.

Doações

Dos 521 bens móveis, a unidade de Montes Claros recebeu 268; Guaraciama recebeu 83; para Engenheiro Navarro, foram disponibilizados 85; e, por fim, Francisco Dumont também recebeu 85. A previsão de finalização da montagem dos bens nestes municípios é de até o fim deste mês.

Esta ação faz parte da frente de regularização patrimonial que as diretorias de Gestão das Unidades Tecnológicas e de Patrimônio, Logística e Manutenção da Sede estão atuando desde 2020. Uma das metas da regularização é a doação de 13.617 bens da Fapemig até setembro deste ano. Destes, 48% já foram efetivamente doados (6.490 bens). Ainda, dos 13.617 bens, 8.042 já estão nas Uaitecs, desde a implantação e inauguração delas, e a frente visa doar estes bens para os municípios. Os demais 5.575 bens estavam armazenados no estoque da Sede e aproximadamente 2 mil bens já foram doados e entregues. Restam 3.594 que serão doados até setembro.