Romeu Zema se reúne com prefeitos e representantes do setor produtivo do Centro-Oeste
Governador destacou trabalho para simplificar a vida do empreendedor, reduzindo burocracias e custos para gerar emprego e renda aos mineiros
Publicado: 10/08/2021 11:10 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Matheus Fonseca/Sede Foto: Matheus Fonseca/Sede

O governador Romeu Zema cumpriu, nesta segunda-feira (9/8), agendas de trabalho no Centro-Oeste mineiro. Pela manhã, Zema se reuniu com prefeitos, vereadores e representantes do setor produtivo em Lagoa da Prata. Já na parte da tarde, o governador visitou a Escola Estadual Padre Pedro Lamberti, em Japaraíba, premiada diversas vezes em competições nacionais e com resultados acima da média do estado na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em Lagoa da Prata, Zema visitou a empresa LM Moto, que está planejando novos investimentos no município. Durante coletiva à imprensa, o governador ressaltou a importância do programa Minas Livre para Crescer, que visa simplificar a vida do empreendedor, reduzir burocracias, custos e gerar emprego e renda. A prefeitura é uma das 92 cidades que já implementaram o programa em âmbito municipal.

“O motivo da minha visita é estar próximo do gestor municipal, estar com o setor produtivo. Visitei agora há pouco uma empresa que vai investir mais de R$ 20 milhões e criar mais de cem empregos. Estamos simplificando a legislação tributária, regulamentação ambiental para que o empreendedor não fique esperando a burocracia do Estado e gastando rios de dinheiro e contratação de consultorias”, defendeu o governador.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou os resultados alcançados por Minas na atração de investimentos.

“Estamos trabalhando para ter um estado mais célere no Corpo de Bombeiros, no Meio Ambiente, na Vigilância Sanitária, e tudo isto sem prejuízo à responsabilidade. Isto está culminando em um estado que gera muito emprego, reconhecidamente como um dos melhores para se empreender e que tem atraído investimentos como nunca na história de Minas Gerais. Nos últimos 30 meses, já alcançamos o número de R$ 130 bilhões de investimentos para o estado”, afirmou Passalio durante o encontro com o setor produtivo.

Gestão eficiente

O prefeito de Lagoa da Prata, Di Gianne Nunes, professor de carreira da rede estadual de ensino, destacou os avanços alcançados pela gestão do governador Romeu Zema, tanto na área da educação quanto para o trabalho no município.

“Acompanho o governador de duas maneiras, porque há mais de 20 anos leciono na rede pública e, agora, como prefeito. A rede estadual estava sucateada. E tudo foi sendo arrumado aos poucos, como a questão principal do salário dos servidores. Antes, a gente não tinha data para receber, qual dia seria - e isso já foi sanado. Nós estamos vendo o governo arrumando as coisas degrau por degrau. É uma gestão muito eficiente que nos inspira e nos coloca no caminho para a gente continuar nesta rota certa”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Lagoa da Prata, José Raimundo, também destacou que o trabalho desenvolvido pelo governo pode auxiliar na retomada do crescimento do município e da região.

“Lagoa da Prata tem apenas 50 mil habitantes, mas tem um enorme potencial. Estamos trabalhando para que o nosso município retome o título de ‘princesinha do Centro-Oeste’. Com uma regulamentação na questão tributária, podermos crescer ainda mais. Não podemos perder para outros estados, temos que deixar e investir o nosso dinheiro aqui em Minas”, afirmou.