Mais de 100 municípios assinam Decreto de Liberdade Econômica em Minas
A adesão aconteceu por intermédio do programa Minas Livre para Crescer e outros municípios estão em processos para assinatura do documento
Publicado: 17/09/2021 13:01 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Assinatura de Decreto Municipal de Liberdade Econômica, em Varginha, em janeiro de 2021. Foto: Fábio Marchetto Assinatura de Decreto Municipal de Liberdade Econômica, em Varginha, em janeiro de 2021. Foto: Fábio Marchetto

O município de Varginha, no Sul de Minas, foi o precursor na adoção de medidas previstas no Minas Livre para Crescer, programa do Governo de Minas Gerais, encabeçando uma lista que hoje soma 106 cidades a seguir as diretrizes do Decreto Estadual de Liberdade Econômica, que estabelece uma série de ações que potencializam o desenvolvimento econômico, criando um ambiente propício aos negócios.

“O Programa Minas Livre para Crescer criou um ambiente propício aos negócios, tornando-se amigo do empreendedor, desburocratizando a máquina pública. Além disso, propicia a criação de um canal de comunicação entre o empreendedor e o município, abrindo caminho tanto para um MEI (microempreendedor individual), uma pequena empresa e até grandes empreendedores. Tudo isso prospera em geração de riqueza, emprego e renda”, enfatiza o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Os últimos municípios a adotarem as diretrizes do programa foram Riachinho, Arinos, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha e Santa Fé de Minas, nas regiões Norte e Noroeste de Minas. Sob orientação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), algumas administrações optaram por emitirem decretos municipais, enquanto outras cidades, devido à importância do assunto, criaram projeto de lei que tramitou em suas respectivas câmaras legislativas.

Minas na vanguarda do liberalismo econômico

O objetivo dos decretos municipais é regulamentar dispositivos da Lei Federal Nº 13.874, conhecida como Lei de Liberdade Econômica, e do Decreto Estadual nº 47.776, de 4 de dezembro de 2019, que institui o Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer, e cooperar com o avanço da economia do estado.

Para o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, o número de 100 municípios no rol do programa é emblemático para a posição de Minas Gerais como o Estado mais fácil de se empreender no Brasil, sendo também a unidade da federação com maior número de municípios a regulamentarem integralmente a lei de liberdade econômica.

Nesse sentido, o município que assinou o decreto realizou uma revisão e simplificação dos atos normativos vigentes, fomentando também a elaboração de legislações que garantam a livre iniciativa. As medidas também viabilizam o resgate da confiabilidade dos empresários, simplificando e desburocratizando procedimentos.

.

Empreender se tornou mais fácil

“Por intermédio do decreto estadual e da legislação federal, o empreendedor vai ter na ponta um ambiente muito mais fácil para abrir um negócio, uma vez que ele pode manter sua empresa com a desburocratização de processos. Esses fatores contribuem para acelerar o desenvolvimento econômico e privilegiar a livre iniciativa, gerando emprego e renda em nosso estado", acrescenta Cabido.

Para além das 106 cidades que já aderiram ao programa, outros municípios estão em processo de criação de um normativo que aborda e regulamenta o tema. O site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico traz uma ferramenta atualizada, frequentemente, com informações sobre quais etapas estão os processos dos municípios interessados. Para acessar basta clicar aqui.