Sede participa de anúncio de pacote de retomada econômica em Patos de Minas
Em parceria com o Governo de Minas, a prefeitura da cidade lançou terça-feira (21/9), o “Avança Patos”
Publicado: 23/09/2021 08:33 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Matheus Fonseca / Sede Foto: Matheus Fonseca / Sede

A retomada econômica de Minas Gerais, por meio do programa Minas Livre para Crescer, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), registra importantes avanços e alinhamentos entre o Governo de Minas e municípios mineiros, como é o caso de Patos de Minas. O município do Alto Paranaíba foi palco, na manhã da última terça-feira (21/9), de apresentação do programas “Avança Patos”, que engloba os projetos “Empresas Mais Inovadoras”, “Simplifica Patos” e “+Educação”, que oferecem, respectivamente, consultorias tecnológicas de inovação, simplificação de processos e capacitação profissional técnica para pessoas de baixa renda.

O pacote de retomada econômica foi apresentado no auditório do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), onde compareceram o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; o prefeito da cidade, Luís Eduardo Falcão; a analista técnica do Sebrae Minas,  Jéssica Viana;  a diretora do Senac Minas, Francislene Chagas; a diretora de Relações Institucionais da prefeitura, Francielle Santos, e o presidente da Câmara Municipal, Ezequiel Macedo, além de representantes de entidades parceiras e autoridades locais. As iniciativas foram anunciadas como desdobramento das diretrizes do Minas Livre para Crescer, programa do Governo de Minas que estabelece uma série de ações de simplificação e desburocratização.

Parceria entre governos estadual e municipal

Para o secretário Fernando Passalio, o encontro reitera a parceria entre Sede e prefeitura de Patos, iniciada com as assinaturas de decretos municipais, que atualmente se desdobram na retomada econômica do município e na continuidade de efetivação de políticas de emprego e renda. “São diversas ações que a prefeitura de Patos de Minas está mostrando em parceria com a Sede para a sociedade patense, acompanhando esse movimento de atração de investimentos que o Governo de Minas tem sido um exemplo para o Brasil. Queremos que a cidade seja ainda mais um celeiro de atração de novas empresas e negócios”, destaca Passalio.

Intitulado Programa Avança Patos, o pacote proposto pelo executivo municipal agrega três projetos que têm o objetivo comum de promover o desenvolvimento da economia na cidade. De acordo com o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, “a prefeitura concluiu um planejamento até 2024 com base na receitas municipais previstas e na otimização de processos de compra, além de auxiliar o cidadão patense a utilizar as ferramentas do Sebrae, do Senac e do sistema S como um todo,  garantindo que as oportunidades cheguem às pessoas”, afirma.

Avança Patos envolve três projetos

Entre os projetos que integram o Avança Patos está o “Patos de Minas – Empresas Mais Inovadoras”, parceria entre Codemge, Sebrae e Prefeitura de Patos, para auxiliar os pequenos negócios - MEI's e ME - com faturamento bruto de até R$360 mil ao ano, domiciliados em Patos de Minas  e que foram impactados pela pandemia.

“Com a pandemia de Covid-19 e a redução em até 70% do faturamento bruto dos setores de micro e pequenos empreendedores de serviços em Patos de Minas, o Sebrae Minas, em parceria com Sede e Codemge, já vinha planejando iniciativas de apoio aos  MPE’s, com o Sebraetec, que propõe a retomada com mais inovação e com o  objetivo de atender 250 empresas localizadas em Patos de Minas e que sejam associadas a entidades de classe. O projeto,oferece soluções em três eixos:  transformação digital, que auxiliará na ampliação da presença no ambiente virtual; merchandising e boas práticas no ambiente físico; e aumento da eficiência produtiva, com foco na redução de desperdício e otimização de processos”, explica a analista técnica do Sebrae Minas,  Jéssica Viana.

Outra iniciativa que integra o pacote é o “Simplifica Patos”, com foco em facilitar e agilizar a liberação de processos, como entregas mais rápidas de alvarás. “Cidadãos, entidades e associações serão convidados a relatar os problemas decorrentes da burocracia pública municipal e, a partir daí, buscaremos combater os excessos e tornar os processos mais simples”, afirma a diretora de Relações Institucionais da prefeitura, Francielle Santos.

E por último, mas não menos importante, o projeto “+Educação”, parceria da prefeitura com o Senac, irá ofertar vagas em cursos de formação inicial e continuada, além de cursos de educação profissional técnica de nível médio para pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores (empregados ou desempregados). “Serão mais de 300 vagas gratuitas abertas e distribuídas em cursos preparatórios de diversas áreas pelo Senac”, acrescenta a diretora da instituição, Francislene Soares Chagas.

Visitas a empresas

Junto como o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, o secretário Fernando Passalio, visitou, em Patos de Minas, a sede da empresa Vertical Investimentos e da fábrica da Patense. Recebido pelo presidente do Grupo Vertical, Elias Caixeta, o titular da pasta da Sede ouviu a história da holding que tem 30 anos de trajetória e atualmente tem produção própria de semente de milho, além de prestar serviço para a cadeia produtiva de sementes de milho do país, atendendo a grandes empresas sementeiras como Syngenta, Bayer, entre outras.

O grupo Vertical Investimentos é responsável, segundo Caixeta, por 70% da produção de semente de milho, parte como produção própria e parte como private label, além de conta atualmente com 1.500 colaboradores no Brasil e em alguns países da América do Sul e, futuramente, no leste europeu. “Setenta por cento de todas as sementes de milho produzidas no Brasil passam pelas nossas mãos”, afirma Caixeta, acrescentando que além da unidade de Patos de Minas, o grupo mantém planta de Paracatu, Primavera do Leste e atuação em Mato Grosso, Goiás, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.

Já na fábrica da Patense, empresa globalizada com 52 anos de atuação na transformação de produtos de origem animal não comestíveis em valor para várias cadeias produtivas, Passalio conheceu as instalações e pode verificar os processos de produções da fábrica.
A Patense exporta seus produtos para 25 países e mantém 1.800 colaboradores. A empresa fornece sebo utilizado como ingrediente na fabricação de rações balanceadas de animais e incluída em dietas de aves, suínos, peixes e rações pet, além de ser utilizado também em indústrias químicas, higiene e limpeza e na produção de biodiesel, comprovado como alternativa econômica e ambientalmente viável.