Hub Conecta Energias Renováveis aproxima startups e empresas
Projeto promove uma sinergia para novas oportunidades e abertura de mercado
Publicado: 28/10/2021 11:00 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Adobe Stock Foto: Adobe Stock

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, realiza, nesta quinta-feira (28/10), o Hub Conecta Energias Renováveis. O objetivo do evento é tornar médias e grandes empresas mineiras mais inovadoras e eficientes, promovendo a tecnologia e a inovação. As empresas do setor apresentarão seus desafios e áreas de interesse, e empresas de tecnologia apresentam soluções em rodadas de negócios ocorridas virtualmente. Nesta edição do Hub Conecta, oito empresas apresentaram 31 desafios. O evento conta com o apoio da FIEMG, ABGD, Absolar, Synergy Ventures e HB Energia.

Essa é mais uma ação que compõe o Projeto Estratégico Sol de Minas, cujo objetivo é alavancar o protagonismo de Minas Gerais no setor de energia fotovoltaica no Brasil. Outras ações que aperfeiçoam o ambiente de negócios e prospectam empresas já foram implementadas, o que contribuiu para tornar Minas o estado com maior geração de energia fotovoltaica.

Mapeamento da cadeia produtiva de energia fotovoltaica

A ação do Hub MG foi aperfeiçoada a partir do Mapeamento do Cluster de Energia Fotovoltaica, realizado entre abril e junho de 2021, em que a Sede ouviu empresas e instituições de diferentes setores de atuação na cadeia produtiva de energia fotovoltaica. A partir deste estudo foi possível identificar desafios que poderiam ser objeto para viabilização do Hub MG e, assim, contribuir para melhor produtividade do setor em Minas Gerais.

A Sede também realiza alinhamento da estratégia de promoção de energia fotovoltaica às demais políticas hoje em curso no Governo, a fim de alcançar os objetivos da política de energia do estado. O Trilhas de Futuro, projeto da Secretaria de Educação, que investiu na expansão da oferta gratuita de educação profissionalizante em Minas Gerais, é um exemplo. Nele a Sede demandou cursos da carreira de energia solar fotovoltaica nas regiões em crescimento ou potencial crescimento de instalações de usinas. Embora tenha havido limitação do número de vagas diante da oferta apresentada pelas instituições ofertantes ao projeto Trilhas de Futuro, parte dessa demanda pôde ser atendida nos municípios solicitados. Houve disponibilização de um total de 1.080 vagas específicas para técnico em sistema de energia renovável, além das quase 10.000 vagas para os cursos de técnico em eletroeletrônica, eletrotécnica, eletromecânica e outros relevantes para o setor fotovoltaico.

Todo esse movimento do Governo de Minas em torno de energias renováveis, sendo parte provocada pelo projeto Sol de Minas, visa não só ampliar a geração de energia, mas também adequar as ações de governo a um perfil mais condizente com as obrigações assumidas para a redução da emissão de carbono, como o pactuado na campanha “Race to Zero” (Corrida para Zero) assinado pelo Governador Romeu Zema em 2021.