Governo de Minas capacita gestores municipais sobre política de energia fotovoltaica
Parte do projeto Sol de Minas, a terceira edição gratuita acontece entre os dias 29 e 30 de novembro, em plataforma online
Publicado: 08/11/2021 16:47 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: AdobeStock Foto: AdobeStock

Seguem abertas, até o dia 24 de novembro deste ano, as inscrições para a terceira capacitação de gestores municipais do projeto estratégico Sol de Minas. Realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), o curso gratuito, irá acontecer nos dias 29 e 30 de novembro de 2021, das 9 às 11h30. Inscreva-se nesse link https://bit.ly/3qgbrrd

O evento será uma oportunidade de melhorar o ambiente de negócios do setor de geração de energia fotovoltaica, além de estimular o uso desse tipo de energia pela administração pública, transformando os municípios em consumidores, geradores e incentivadores de  energia solar fotovoltaica, uma vez que essa energia também poderá ser gerada e utilizada em prédios públicos, como hospitais, escolas e outras instalações.

Para o diretor de Energia da Sede, Pedro Sena, dados coletados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)  evidenciam que as administrações públicas ainda utilizam pouca energia renovável, especialmente a solar fotovoltaica. Foi pensando nisso que a Sede, por meio do projeto estratégico Sol de Minas, decidiu oferecer o curso de capacitação voltado para gestores municipais e que visa a aumentar o uso de energia limpa, barata e renovável por parte do setor público.

“O curso, que faz parte projeto estratégico Sol de Minas, vai apresentar o que é energia solar fotovoltaica nas modalidades de geração centralizada e distribuída, quais são os benefícios sustentáveis e como os municípios podem atrair investimentos em energia renovável, especialmente energia solar fotovoltaica. Além disso, a capacitação oferece suporte e esclarecimentos para que os municípios possam adquirir financiamentos para criação de projetos de energia fotovoltaica, seja construindo uma usina solar fotovoltaica seja instalando painéis solares em prédios públicos da cidade”, acrescenta o diretor Pedro Sena.

Parceiros palestrantes

A iniciativa da Sede conta com o apoio da Agência de Investimento e Promoção Comercial de Minas Gerais (Indi), da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Banco do Nordeste e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), parceiros que irão compartilhar conhecimentos e experiências sobre regulamentos do setor de geração de energia solar fotovoltaica, propostas de políticas de atração de investimentos, questões de sustentabilidade decorrentes do apoio a uma matriz energética limpa e modalidades de financiamento para energia solar fotovoltaica.

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) vai participar do evento e apresentará as suas linhas de financiamento especiais aos municípios mineiros como, por exemplo, o  BDMG Cidades Sustentáveis, que inclui financiamento para empreendimentos de energias renováveis, como a solar fotovoltaica.

Troca de experiências

A capacitação é uma oportunidade de trocar experiências sobre o setor de geração de energia fotovoltaica e conta com palestras dos órgãos supracitados que são referência no assunto. Durante as apresentações haverá ainda um espaço para responder dúvidas e perguntas dos participantes.

De acordo com Pedro Sena, o uso de energia solar fotovoltaica por parte da administração púbica  é também um canal para a geração de  emprego e renda para o município e permite que a prefeitura economize na conta de energia, sobrando mais recursos para ser aplicados em outras áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade como um todo.

Gestores podem se inscrever

Cada município pode inscrever, no máximo, quatro gestores da prefeitura. Caso haja inscrição de um número maior, serão considerados válidos apenas os últimos quatro ingressos emitidos. A emissão do certificado somente será realizada após o preenchimento da avaliação do curso, que será encaminhada após o término da capacitação.

Minas Gerais lidera geração distribuída

Minas Gerais é protagonista no setor de energia solar fotovoltaica. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o estado responde sozinho por aproximadamente um quinto de toda a energia solar fotovoltaica produzida na modalidade geração distribuída no Brasil.

Atualmente, 846 dos seus 853 municípios possuem módulos fotovoltaicos em operação, o que corresponde a mais de 99%. Considerando empreendimentos em operação de Geração Centralizada (GC) e Geração Distribuída (GD), o Minas é líder no país, se aproximando de2.000 MW de potência instalada.