ALMG destaca políticas premiadas do Governo de Minas para atração de investimentos
Em sessão extraordinária nessa terça-feira (23/11), Comissão de Desenvolvimento Econômico presta reconhecimento às ações da Indi
Publicado: 24/11/2021 12:06 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação Sede Foto: Divulgação Sede

Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) foi homenageada, na tarde dessa terça-feira (23/11), em sessão extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelo trabalho reconhecido por uma das maiores e mais respeitadas organizações de desenvolvimento econômico do mundo, o Conselho Internacional de Desenvolvimento Econômico (IEDC).

A agência mineira conquistou duas premiações. A prata se refere à categoria “Iniciativas de Retenção e Expansão”, com case sobre ações de promoção de atração de investimentos relacionadas a projetos de e-commerce. Já na categoria que avalia os materiais impressos de divulgação, o guia “Why Minas Gerais”, a Indi recebeu o prêmio bronze. O documento destaca os atributos que fazem de Minas Gerais um lugar único para se investir, com informações estratégicas de setores como educação, mercado de trabalho, vocações econômicas regionais, infraestrutura e muito mais.

Reconhecimento do Legislativo

A iniciativa do reconhecimento pela premiação na casa legislativa foi realizada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), membro efetivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Ele abriu a sessão extraordinária elogiando as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que foram reconhecidas nos Estados Unidos como também o trabalho realizado pelo Governo de Minas em missão realizada em Dubai e no Catar.

“Essas ações de atração de investimentos para Minas Gerais executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), são inéditas no Estado, transformando Minas em um lugar melhor para se trabalhar. O governo Zema alcançou o feito de atrair R$ 150 bilhões de investimentos. Junto com a Assembleia, o Governo de Minas tem transformado o Estado em um lugar cada vez melhor para se trabalhar. São projetos louváveis, como os arranjos produtivos locais, o de apoio às startups e os incentivos empregados no Sul do Estado”, destacou o deputado Dalmo.

Atração de investimento recorde

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o reconhecimento da ALMG é relevante para o trabalho desenvolvido na Sede e também dá ânimo e força para continuar avançando por toda Minas Gerais. “ O emprego é a melhor política social para o Estado e as políticas desenvolvidas pelo governador Romeu Zema são voltadas para a eficiência, um dos melhores caminhos para chegar à produtividade.

“Outra marca dessa gestão é ousadia. A média de atração de investimentos era de 11 bilhões nas últimas gestões. Firmamos o compromisso de atrair R$ 150 bilhões em quatro anos de governo e, no primeiro ano, já atraímos R$ 56 bilhões. No início de 2020, mesmo com a tragédia de Brumadinho, as chuvas torrenciais de janeiro e a crise sanitária decorrente da Covid-19, o Governo de Minas conseguiu bater o recorde de atração. E a nossa meta para 2021 é ultrapassar os R$ 100 bilhões. A Indi entra para a história com esse time de primeira linha liderada pelo João Paulo Braga. Além disso, o Estado revogou 450 normas e apoiou mais de 150 municípios que aderiram ao decreto de liberdade econômica. É muito importante continuarmos tendo o apoio de vocês parlamentares”.

Ambiente de negócios

De acordo com o presidente da Indi, João Paulo Braga, a gestão do Governo do Estado conseguiu desburocratizar o ambiente de negócios e melhorar as condições de atuação de empresas em vários setores, e lembra que os bons resultados dessa política podem ser sentidos na prática.

“Minas Gerais se tornou, em poucos anos, o mais importante hub do e-commerce do Brasil, com a presença de players nacionais e internacionais, como Nike, Mizuno, Dafiti, Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Netshoes, Privalia, entre outros.  São empresas que fizeram grandes investimentos no Estado e estão gerando milhares de empregos e melhoria de qualidade de vida em áreas que tinham poucas perspectivas de crescimento”, observa o diretor-presidente.

Premiação relevante

A premiação do conselho internacional destacou as melhores ações de governos e empresas para o desenvolvimento e foi entregue no dia 5/10 deste ano, em Nashville (EUA), durante a conferência anual do IEDC.  Essa é a primeira vez que uma instituição brasileira é agraciada pela instituição. Para se ter uma ideia da relevância da cerimônia, na última edição (2020), instituições de peso, como Invest Atlanta, Michigan Economic Development Corporation e Toronto Global foram reconhecidas.

Sobre o IEDC

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Internacional é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atende a organizações e agências de desenvolvimento econômico. É a maior instituição desse tipo no mundo, com cerca de 5.000 integrantes, incluindo governos locais, estaduais, provinciais e federais, parcerias público-privadas, câmaras de comércio, universidades e uma variedade de outras instituições.

O objetivo final dos membros é a criação de empregos de alta qualidade, o desenvolvimento de comunidades vibrantes e a melhoria da qualidade de vida em suas regiões.