Seed Edição Especial celebra resultados positivos
A rodada chega ao fim, apresentando na terça-feira (14/12), às 17h30, evento híbrido que vai apontar as entregas do Governo e o amadurecimento institucional das startups
Publicado: 14/12/2021 16:31 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: AdobeStock Foto: AdobeStock

O Seed Edição Especial chega ao fim, apresentando em evento híbrido, nesta terça-feira (14/12), às 17h30, os resultados surpreendentes desta rodada. O evento acontecerá presencialmente, no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da PMMG (rua Doutor Giordiano, nº 123 – Prado), com transmissão ao vivo pelo canal do Seed MG no YouTube. Interessados em participar do evento, um dos mais importantes para o ecossistema mineiro de inovação, podem se inscrever neste link

Intitulado DemoDay, o encontro vai celebrar os resultados positivos da edição especial, expondo uma retrospectiva de seis meses de aceleração do programa que, em 2021, voltou reformulado, em uma rodada inteiramente online e focada na solução tecnológica de desafios de instituições públicas e para continuar impulsionando o ecossistema mineiro de startups. O evento irá mostrar para a sociedade os resultados da jornada, que registrou R$ 5,2 milhões em captação de investimentos e faturamento na ordem de R$14,8 milhões referente ao acumulado das startups participantes desta edição.

Confiança na ciência, tecnologia e inovação

É importante ressaltar que a edição especial do Seed agregou ao programa de aceleração a capacidade de se reinventar, mobilizar, construir e desconstruir para fomentar os negócios.  O momento pandêmico exigiu criatividade, eficiência, conexão, colaboração, inteligência e, ao mesmo tempo, reforçou a confiança na ciência, tecnologia e inovação.

Com estes pilares, o Governo do Estado de Minas Gerais apresentou ao ecossistema uma nova forma de atuação. E deu match! De um lado, desafios governamentais e da sociedade e, do outro, startups com soluções sinérgicas, fazendo jus à reconhecida cultura empreendedora mineira.

“O programa conta com uma equipe de agentes de aceleração formada pelo próprio Seed, que acompanha os empreendedores e os ajuda no desenvolvimento do negócio. Além disso, os empreendedores realizam, ao longo da rodada, atividades de difusão da cultura empreendedora por toda Minas Gerais, contribuindo para fomentar o empreendedorismo e a inovação no estado”, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Felipe Attiê.

O resultado do Seed reformulado surpreendeu pelos números, contemplando mais de 244 inscrições, sendo que parte dessas foram para solucionar os diversos desafios mapeados nas instituições públicas do Estado de Minas Gerais. “Essa edição especial do Seed reforçou o compromisso de apoiar o desenvolvimento de startups que tinham o potencial de estimular a diversificação da economia mineira e apoiar a inovação, desburocratizando os entraves e aumentando a eficiência do setor público estadual. Para fazer isso em um momento de pandemia, tivemos que nos reinventar e realizar a aceleração das startups de maneira remota, o que só pode ser feito por meio da parceria junto ao IEBT, BH-TEC e Fundep”, relembra o superintendente de Inovação, Pedro Emboava,

Seeders realizam 465 interações

Os mais de 100 empreendedores trabalharam muito durante seis meses nas atividades, todas desenvolvidas no ambiente virtual. Foram 465 interações com os órgãos governamentais, 530 reuniões com os agentes de conexão e 37 eventos com profissionais de mercado.

“A experiência foi intensa, não somente pelo projeto técnico em si, mas também pelas conexões, partilhas, momentos de formação, trilhas com temas específicos e relevantes para as startups, além de oportunidades de give-back para a sociedade. O programa é um grande catalisador de negócios e ideias! Com esta edição especial, trazendo desafios do setor público, o Seed nos imergiu dentro do mundo B2G, mostrando as inúmeras possibilidades para trabalhar em conjunto com o setor público e trazer avanços para o Estado e o Brasil”, avalia o founder da Vitau Automation, Felipe Vitoriano.