Governo de Minas entrega o Plano Diretor do Aeroporto do Vale do Aço
O documento é um instrumento de planejamento estratégico de longo prazo que vai fomentar o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda na região
Publicado: 09/02/2022 18:26 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgção/ARMVA Foto: Divulgção/ARMVA

O Plano Diretor Aeroportuário do Aeroporto Regional do Vale do Aço foi entregue pelo Governo de Minas Gerais, sendo mais um importante pleito conquistado pela região. O documento, elaborado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), foi apresentado oficialmente aos representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), nesta quarta-feira (9/2). Durante a reunião com os gestores, foram apresentados os principais dados do plano e as propostas para o desenvolvimento do aeroporto para os próximos 20 anos.

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, destaca que a apresentação do plano diretor é uma etapa essencial de alinhamento e engajamento em relação à demanda pelo fato de a Seinfra ser o órgão legalmente responsável pela gestão do aeroporto.

“A apresentação do Plano Diretor do aeroporto foi um passo muito importante porque a Seinfra é o responsável legal pela gestão do aeroporto, competindo à pasta as principais decisões relacionadas ao aeroporto. Com a apresentação para a Seinfra, temos um órgão competente e plenamente informado pelo resultado do plano diretor. Temos mais um agente para atuar e apoiar para que essas obras sejam realizadas ao longo do tempo”, destaca João Luiz, acrescentando que a ARMVA está em etapa de conclusão de alinhamento com a Seinfra.

Perspectiva de crescimento

O Plano Diretor Aeroportuário do Aeroporto Regional do Vale do Aço foi desenvolvido pela ARMVA para identificar as potencialidades do equipamento, pontos a serem melhorados e estabelecer uma perspectiva de crescimento dentro das vocações mapeadas. O diretor-geral João Luiz ressalta que o plano será instrumento de orientação para o poder público, bem como para a iniciativa privada.

“O aeroporto induz turismo e é muito importante para o fechamento de novos negócios. O principal objetivo do plano é fazer com que as prefeituras municipais de nossa região e os governos estadual e federal, além de empresas do setor, possam ter um instrumento de planejamento estratégico de longo prazo que vai fomentar o desenvolvimento econômico e aproveitar as oportunidades de um equipamento bem estruturado como o aeroporto pode trazer para a região”, pontua João Luiz.

Homologação da Anac

Em agosto de 2021, a ARMVA contratou a Infraero para a elaboração do plano, por meio de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado estadual Bartô. Já no fim do ano, o documento foi entregue para validação da ARMVA e agora apresentado para a Seinfra. Em seguida, o plano será protocolado para a homologação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e, posteriormente, os recursos geridos pela Secretaria de Aviação Civil poderão ser requisitados para as implementações previstas no plano.

O plano foi entregue em duas partes. A primeira etapa detalha as áreas, estruturas, acessórios necessários e dimensionamento de capacidade para o desenvolvimento do equipamento nos horizontes de 5, 10 e 20 anos. A segunda parte é composta pelas estimativas de investimentos a serem realizados para a implantação das respectivas estruturas e equipamentos.