Serviço do Ipem-MG é tema de pesquisa de campo da Universidade Federal de Uberlândia
Estudantes de Engenharia Biomédica analisaram a importância da metrologia na verificação e fiscalização de bombas de combustíveis
Publicado: 08/04/2022 11:21 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação / Ipem-MG Foto: Divulgação / Ipem-MG

O serviço de verificação e fiscalização em bombas medidoras de combustíveis líquidos, que é de competência do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de MG (Ipem-MG), foi tema de pesquisa de campo realizada por estudantes do curso de Engenharia Biomédica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O trabalho, desenvolvido para a disciplina de metrologia, no fim do mês de março, teve como finalidade analisar a importância da teoria aplicada em conjunto com a prática, para garantir a conformidade de processos que impactam diretamente à sociedade.

O servidor do Instituto que participou da pesquisa, Felippe Augusto Andrade Silva, contribuiu com informações acerca dos procedimentos operacionais e técnicos realizados pelos fiscais do órgão, para garantir a exatidão das medições dos volumes nas bombas de combustíveis. 

“As bombas medidoras de combustíveis passam por vistoria anual para confirmar se os volumes líquidos registrados nos painéis dos equipamentos estão dentro da faixa de erro permitida. Além disso, também certificamos se determinados parâmetros de segurança estão sendo atendidos, como o estado de conservação da bomba, existência dos selos (lacres) do Ipem-MG/Inmetro; o funcionamento correto do dispositivo, que não deve apresentar fugas e vazamentos, dentre outros itens”, esclareceu Silva.

A universitária Maria Eduarda Lacerda, uma das integrantes do grupo que desenvolveu o estudo, explicou que a Metrologia Legal é uma ciência que faz parte da Metrologia Geral.  

“A metrologia, ciência das medições, atua na proteção da cadeia de comércio, da indústria e da saúde física e financeira da população, por meio da investigação, ensaio e validação do equipamento de medição de diversos produtos e instrumentos, como as bomba de combustíveis”, esclareceu Lacerda.

O diretor-geral do Ipem-MG, Luiz Carlos Siviero Farias, parabenizou os alunos pela pesquisa desenvolvida e destacou a importância desse intercâmbio de conhecimento entre academia, órgãos governamentais e sociedade para o avanço do conhecimento.