Gigante do varejo brasileiro investe em três centros de distribuição em Minas, gerando cerca de mil empregos
Via, empresa responsável pelas marcas Casas Bahia e Ponto, vai modernizar CDs em Contagem e construir outro, em Extrema, para atender demandas da companhia
Publicado: 11/04/2022 16:55 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
crédito da foto: Divulgação/Via crédito da foto: Divulgação/Via

Mais um gigante do varejo do Brasil investe em Minas Gerais para ampliar e melhorar o atendimento a clientes de todo o país. A Via, dona das marcas Ponto e Casas Bahia, vai investir R$ 36 milhões na modernização de dois centros de distribuição e na construção de outra unidade logística em Minas. O protocolo de intenções já foi assinado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, com intermediação da Invest Minas.

A companhia já possui uma das maiores redes de distribuição do país, com 27 grandes centros de distribuição e mais de 500 minihubs, pequenos Centros de Distribuição (CDs). Dois CDs funcionam em Contagem, sendo um deles para atender as lojas físicas. e outro, para o e-commerce. 

Com o investimento, a empresa vai modernizar as estruturas existentes e ainda vai construir mais um CD em Extrema, no Sul de Minas, gerando cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos nas duas regiões.  

A expansão de empresas já instaladas no estado são a prova de que os esforços do Governo de Minas para desburocratizar e facilitar a vida dos empreendedores estão dando resultados na prática, de acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

“A consequência dessas iniciativas, fruto da eficiência da política desenvolvida pela atual gestão do governador Romeu Zema, é a transformação de Minas Gerais em melhor lugar para se investir no pais, impulsionando o crescimento econômico regional e contribuindo para a geração de mais emprego e renda para os mineiros”, destaca o secretário.

Forte tendência

O investimento da Via reforça o estado de Minas Gerais como o melhor centro logístico do país. Aqui já operam outras gigantes como Privalia, Amazon e Mercado Livre. Estima-se que cerca de 20% do e-commerce do país passam por Minas Gerais, e esse número só cresce. 

“Acrescentamos mais um ponto estratégico de armazenagem e distribuição de produtos para o e-commerce bem próximo dos nossos principais mercados consumidores que são Minas Gerais e São Paulo. Nossos consumidores B2C serão atendidos em menos tempo e nossos sellers terão um importante diferencial para os seus negócios em operar com a Via no modelo de fulfillment a partir de Minas. Vale ressaltar a visão vanguardista do Estado em fomentar esse modelo para expansão de negócios com empregos e mais empresas na região”, destaca o diretor executivo de Logística da Via, Fernando Gasparini.

“A agilidade e a pontualidade são fatores primordiais para os maiores players desse mercado. Em Minas Gerais, eles têm à disposição um ambiente de negócios mais amigável e com menor burocracia, além de localização estratégica. Por isso, o nosso estado é hoje o melhor para esse setor de logística, que é um dos que mais cresce no país”, considera o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga. 

Embora já tenhamos um fluxo significativo de mercadorias no país, ainda há espaços para crescimento nesse setor, principalmente para empresas que queiram reforçar o atendimento para grandes cidades do Nordeste e do Centro-Oeste de Minas. “O número de galpões existentes no Brasil equivale à quantidade de estruturas do tipo somente no entorno da cidade de Chicago, nos EUA. O potencial é gigantesco”, afirma o diretor de atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho.