Governo de Minas apoia expansão de empresa multinacional de reciclagem em Juiz de Fora
Indorama Ventures inaugura ampliação de capacidade de produção de rPET, gerando mais 40 empregos diretos
Publicado: 08/08/2023 17:42 | Atualizado: 08/08/2023 21:45
Divulgação Invest Minas/Indorama Divulgação Invest Minas/Indorama

A Indorama Ventures inaugurou nesta terça-feira, 8/8, a expansão de sua unidade produtiva em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A empresa é uma das maiores produtoras de resina de Polietileno Tereftalato (PET) reciclado do mundo, usada na fabricação de embalagens. O investimento foi de cerca de R$ 100 milhões, com previsão de geração de cerca de 40 empregos e beneficiando milhares de catadores de materiais da região.  A empresa contou com o apoio da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE).

Atualmente, a unidade de Juiz de Fora produz 9.000 toneladas de rPET por ano, e passará para a capacidade de 25.000 toneladas, o que significa a reciclagem de 2 bilhões de garrafas pet até 2025. “A unidade de reciclagem aumentou sua capacidade de produção feito a partir de material reciclado pós-consumo, possibilitando que a empresa contribua para a redução dos resíduos plásticos enviados para aterros sanitários e oceanos e criando mais empregos verdes”, destaca Flávio Assis, gerente da unidade de Juiz de Fora da Indorama Ventures.

A empresa chegou a Juiz de Fora, em 2020, adquirindo a planta operada pela AG Resinas, que agora está sendo expandida. As equipes técnicas da Invest Minas e da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) participaram das tratativas para que a empresa alcançasse o regime especial de tributação e pudesse viabilizar a expansão e a operação do empreendimento.

“O trabalho para viabilizar os investimentos verdes é uma das prioridades do Governo de Minas. A expansão da Indorama Ventures significa a retirada de toneladas de resíduos plásticos do nosso meio ambiente, a geração de valor em materiais que seriam descartados, além da geração de mais empregos na região. É um investimento que produz ganhos econômicos, sociais e ambientais”, ressalta o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, avaliou a expansão da empresa como mais uma efetiva prova do comprometimento do Governo de Minas com a atração de empreendimentos que têm compromisso verde com o estado. “Para além da ampliação da atuação em reciclagem no estado, passando para 25 mil toneladas por ano somente na Indorama, ainda é mais uma forma de aumentar a geração de postos de trabalho e renda digna para os moradores da região”.

Sobre a Indorama

A Indorama Ventures Public Company Limited, listada na Tailândia (ticker Bloomberg IVL.TB), é uma das principais produtoras petroquímicas do mundo, com presença global de fabricação na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. A carteira da empresa inclui PET combinado, óxidos e derivados integrados e fibras. Os produtos da Indorama Ventures atendem aos principais setores de FMCG e automotivo, como bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segmentos de segurança.

A Indorama Ventures possui cerca de 26.000 funcionários em todo o mundo e uma receita de 18,7 bilhões de dólares em 2022. A empresa, listada nos índices de Mercados Emergentes e Sustentabilidade Mundial da Dow Jones (DJSI), está comprometida em desenvolver tecnologias e processos que utilizem PET pós-consumo e resíduos de poliéster como matéria-prima para o futuro. Para mais informações, visite www.indoramaventures.com