Governo firma parceria com empresa australiana para investimento de mais de R$ 1 bilhão em Poços de Caldas
Meteoric Resources pretende extrair minerais de alto valor agregado, gerando cerca de 700 empregos diretos
Publicado: 10/08/2023 13:49
Cristiano Machado / Imprensa MG Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador Romeu Zema assinou, nesta quarta-feira (9/8), em Poços de Caldas, no Sul de Minas, um protocolo de intenções com a empresa Meteoric Resources NL para a e extração de terras raras em Minas Gerais. O investimento da empresa será superior a R$1 bilhão no projeto de extração de argila iônica. A expectativa é de geração de 700 empregos. O termo também formaliza a atuação da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), como facilitadora para a consolidação do empreendimento, que pode colocar Minas Gerais entre os maiores produtores desse tipo de mineral no mundo, assim como ocorre com o lítio.

Durante a solenidade, o governador Romeu Zema ressaltou a importância desta parceria, que beneficia o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda para Minas Gerais, e lembrou os problemas que enfrentou no início da sua gestão. “É um prazer estar em Poços de Caldas, principalmente por causa desse anúncio que vai somar muito para o desenvolvimento da cidade. O que nós temos feito na nossa gestão é exatamente isso, são centenas de anúncios como este que têm mudado o cenário de Minas Gerais. Relembrando que quatro anos e meio atrás nós éramos um Estado que não pagava em dia a folha de pagamento, não quitava o décimo terceiro salário, não pagava férias prêmio e outros direitos dos funcionários públicos. Hoje tudo isso é passado”, disse.

Além disso, o governador destacou o novo cenário vivido por Minas Gerais em relação à transição energética e falou também sobre a mineração no estado. Também mostrou apoio aos empreendimentos que queiram investir em Minas Gerais. “Nosso estado foi abençoado, mais uma vez. Temos essas terras raras que serão utilizadas e também o Vale do Lítio. Nós estamos provando que é possível ter mineração com responsabilidade ambiental e social. No Vale do Lítio, temos a empresa Sigma, que tem hoje o lítio mais verde do mundo, pois utiliza energia renovável e consome pouquíssima água. O que nós queremos é isso, uma mineração segura e verde”, ressaltou.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, ressaltou que a implementação do empreendimento reforça o compromisso constante do Governo de Minas com a atração de grandes investimentos, que tendem a promover exponencial avanço da economia regional e estadual. “Minas tem um potencial ilimitado em riquezas, mas para que esse potencial se converta em geração econômica, precisamos extraí-lo da terra. Por isso, é essencial que o estado esteja cada dia mais aberto a receber novos empreendimentos para atuarem no setor. E, para além disso, essa mais nova e frutífera parceria vai gerar muitos postos de trabalho e renda digna para os nossos cidadãos, um dos principais objetivos do governo do estado.”

O diretor executivo da Meteoric, Marcelo de Carvalho, se mostrou otimista com o projeto que pode ser referência no mundo. “Não só acreditamos nesse projeto, como os investidores também. Tenho certeza que esse é o maior projeto de terras raras do mundo”, destacou. Já o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, elogiou o Governo de Minas por trabalhar próximo dos municípios para atrair investimentos e desenvolvimento para o Estado. “Hoje Poços de Caldas é uma das cidades que mais atrai investimentos industriais em Minas. Isso se dá graças ao governador Romeu Zema e a todo o Governo do Estado”, destacou.

Aplicação

As chamadas “terras raras” são compostos minerais obtidos em lugares específicos do planeta e são utilizados em vários setores, para fabricação de diversos produtos. Entre os principais destinos estão a produção de equipamentos de geração de energia renovável (turbinas eólicas e células fotovoltaicas), cabos, ímãs, baterias de longa geração, foguetes espaciais, e outros recursos de alta tecnologia. Os estudos sobre a qualidade e a quantidade dessas reservas em Poços de Caldas são feitos há 12 anos e apontaram que o material possui um alto potencial mercadológico. Atualmente, a China concentra cerca de 90% da produção mundial de terras raras.

Potência Mundial

Para o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, esse acordo pode colocar Minas Gerais entre os maiores produtores desse tipo de mineral no mundo, assim como o lítio. “A confirmação do minério e esse investimento da Meteoric, em Poços de Caldas, são suficientes para impactar a indústria extrativa de terras raras no mundo, colocando Minas Gerais e o Brasil novamente em destaque, assim como aconteceu recentemente com o Vale do Lítio. São oportunidades que estão se abrindo para que nosso estado seja um dos principais atores nos processos de transição energética e de descarbonização da economia mundial”, enfatizou.

Minerais

Os estudos sobre a qualidade e a quantidade dessas reservas são feitos há 12 anos pela Togni. Esses ensaios apontaram que o material possui um alto potencial mercadológico. Atualmente, a China concentra cerca de 90% da produção mundial de terras raras.

“O projeto é o único do mundo que sobrevive com os preços atuais de terras raras fora da China. Por isso, nós acreditamos que esse projeto pode quebrar o monopólio chinês com terras raras”, disse o diretor executivo  da Meteoric, Marcelo de Carvalho.

Parceria

O governador Romeu Zema destacou a parceria do Estado com o setor privado e municípios para atração de investimentos. “O setor privado tem sido muito parceiro do governo, assim como as prefeituras. Sozinho é difícil levar adiante tudo que nós precisamos. Por isso, é importante contar com essas parcerias”, enfatizou.