Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios, da Sede, fecha 2023 com resultados positivos
O programa gerou cerca de R$ 40,35 milhões em expectativas de negócios, incluindo as rodadas de negócios realizadas em parceira com o Sebrae
Publicado: 27/10/2023 12:37 | Atualizado: 27/10/2023 15:39
Divulgação Cmon Divulgação Cmon

No período de 16 a 19/10, aconteceu a última Edição 2023 do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios-Cmon. Durante o período foi realizado o Workshop de Capacitação em Boas Práticas de Comercialização para 45 empresas selecionadas através de Chamamento Público para exporem no estande do Governo de Minas na Feira Superminas Food Show, além da realização de Rodada de Negócios.

O excelente resultado promovido ao longo das 11 Edições do CMON em 2023, mostram o potencial das centenas de pequenas empresas mineiras que oferecem aos seus consumidores o melhor de nosso estado. As empresas participantes aumentam suas vendas, buscam melhorias na inovação de seus produtos, além da valorização dos pequenos negócios locais em cada região de Minas Gerais.

Edições

As edições aconteceram em Patos de Minas, Montes Claros, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Viçosa, Governador Valadares, Passos, Uberlândia, Pouso Alegre, Divinópolis e Belo Horizonte totalizando 25 eventos entre workshops de Capacitação para os empreendimentos e participação nas respectivas feiras regionais e a realização de 03(três) rodadas de negócios em parceria com o Sebrae. Foram contemplados 427 pequenos negócios e supermercados compradores em workshops de capacitação e rodadas de negócio e 126 empreendimentos participaram dos estandes das feiras regionais promovidas.

Importante destacar que 73.8% dos pequenos negócios responderam pós evento, que estavam com negociações em andamento, totalizando 2.500 reuniões de negócios entre compradores e fornecedores ao longo de 2023, representando em números R$ 40,35 milhões em expectativas de negócios, incluindo as rodadas de negócios realizadas em parceira com o Sebrae.

O perfil dos fornecedores representam 39,9% ME – Microempresa; 22% MEI - Microempreendedor individual; 16,6% EPP - Empresa de Pequeno Porte;12,5% Produtor Rural; 9% Empreendimentos Coletivos ( cooperativas e associações). Cabe destacar ainda que, nestas 11 edições do CMON foram contemplados 109 municípios mineiros com o projeto.

Sobre o Cmon

O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) é um projeto de promoção de acesso à mercados, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e a Amis, em parceria com o Sebrae.  O objetivo é de aproximar e inserir os pequenos negócios como fornecedores na rede varejista, nas regiões do estado de Minas Gerais, de acordo com as suas vocações econômicas.

O micro produtor Daniel Dávila, afirmou durante a feira o quanto o Governo de Minas tem sido primordial no desenvolvimento do negócio. “Este Auxílio, bem como nossa participação na feira, da visibilidade para nossa empresa e produtos e isso, ajuda a ampliar as vendas”.

Essa iniciativa e parceria, gera benefícios para toda a cadeia alimentar. Para os supermercados: a Valorização das empresas regionais, o acesso a produtos de qualidade, a redução de custos e otimização na logística, e claro, a diversificação do mix e identificação com a gastronomia mineira valorizando a cultura regional. Para as empresas fornecedoras, o Fortalecimento do seu negócio e produtos, o aumento de escala e redução de custos, além de favorecer a sua perenidade. Para os consumidores, o acesso à diversidade dos produtos regionais e a contribuição para o desenvolvimento social e econômico das regiões.

O diretor da Coperativa Coopemapi, de Boicaúva, interior de Minas, focada em agricultura famíliar, Afonso de Oliveira, ressaltou que o Governo de Minas tem sido preponderante para auxiliar os produtores no processo de exportação de seus produtos, fazendo com que o processo seja seito de forma facilidade, gerando melhores resultados.

Já as empresárias Paula e Isis, donas da primeira agroindústria de familiar de shampoo em barra do país, avaliam como os programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foram fundamentais para desburocratizar o processo de certificação junto à avisa e, assim, a empresa pode iniciar as suas atividades, gerando renda e desenvolvimento da cadeia produtiva local.