Inauguração do complexo da Ferradura garante mais desenvolvimento regional e escoamento da produção local
Governo de Minas investiu recursos para a construção do viaduto em Divinópolis e atuou, por meio da Sede/MG, na fiscalização do convênio
Publicado: 31/10/2023 15:39
Crédito: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação Crédito: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Desenvolvimento econômico, mais possibilidades de atração de investimentos e escoamento da produção local. Esses são alguns dos benefícios que o viaduto do Complexo da Ferradura, em Divinópolis, irá trazer para os mineiros. Após atrasos e intervenções paralisadas, as obras foram concluídas e o viaduto inaugurado em meados de outubro. Iniciadas a partir do Convênio 012/2010, entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Divinópolis, as obras receberam investimento do executivo estadual e recursos de outras entidades.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, ressalta que a conclusão dessa obra é mais um passo para o desenvolvimento de Minas Gerais rumo à atração de novos investimentos e geração de ainda mais empregos para a região. “Esse trecho cria uma excelente condição para impulsionar o cenário econômico local, contribuindo para a instalação de novos empreendimentos e para o fortalecimento de empresas já instaladas na região”, completa.

Atuação do Governo de Minas

Diferentes frentes do Governo de Minas fizeram parte desta entrega que melhora a qualidade de vida da população. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede/MG) atuou como fiscal do convênio, acompanhando reuniões, monitorando o cumprimento dos prazos e mediando estratégias para melhor solução rumo à conclusão das obras. A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) também fizeram parte do acordo. No início do projeto, a Sede/MG também repassou ao município os recursos financeiros pactuados no termo do convênio, acompanhou e conferiu relatórios técnicos elaborados pela Seinfra.

O Superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação da Sede/MG, Marcello Faria, destaca que esse é um importante dispositivo para atrair novos negócios para a região, o que contribui substancialmente para a economia do estado. Segundo ele, a concretização do projeto é essencial para a região centro-oeste de Minas Gerais, em termos de melhoria das condições logísticas e de acesso, uma vez que na região concentra-se um dos maiores parques industriais do estado — que abrange Divinópolis, Nova Serrana e Itaúna.

Mais benefícios para os mineiros

O Complexo da Ferradura abrange o ramal ferroviário da Estrada DVL-120, interligando o distrito industrial da Ferradura e os demais distritos da região. O viaduto também faz a ligação de bairros das regiões Nordeste (Icaraí, Candidés, São Caetano, Lagoa dos Mandarins, Floramar, São Simão) e Sudeste (Santa Lúcia, Padre Eustáquio, Dona Rosa e Santa Rosa) de Divinópolis.

O viaduto permitirá uma maior possibilidade logística para a instalação de empresas, contribuindo para a atração de investimentos e para a geração de empregos. Além de facilitar o trânsito local, o novo trecho, que atravessa uma linha férrea, também irá trazer mais segurança para a população que reside e circula em distritos próximos, como Carmo do Cajuru.