Governo de Minas participa de seminário com foco em oportunidades para o café especial
Evento na Zona da Mata apresentou possibilidades de negócios e capacitação para produtores do grão em Minas
Publicado: 22/05/2024 13:20 | Atualizado: 22/05/2024 21:37
Sede-MG / Divulgação Sede-MG / Divulgação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e em parceria com a Agroplus UFV, participou, neste mês, do seminário "Minas Coffee: a riqueza dos sabores mineiros para o mundo", realizado no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, em Araponga, na Zona da Mata.

O seminário também contou com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Prefeitura Municipal de Araponga, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Universidade Aix-Marseille.

O evento reuniu pequenos e médios produtores de café do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. O objetivo principal foi capacitar esses produtores para atuar no mercado internacional, além de fomentar práticas sustentáveis na agricultura.

A ação contou com uma série de palestras, que abordaram temas como:  a política de comércio exterior de Minas Gerais, a plataforma de negócios internacionais “Minas Business Connection” e as oportunidades oferecidas pelo Certifica Minas - Café.   O seminário também discutiu os atuais desafios no mercado internacional de café, Selo Verde e as iniciativas de agroturismo na região.

A Subsecretaria de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG participou do evento com uma oficina sobre logística de exportação, para capacitar esses produtores e impulsionar o desenvolvimento das exportações.

Os produtores da região na Zona da Mata integram um vasto potencial de crescimento nas exportações dos cafés especiais de Minas Gerais, reconhecidos internacionalmente por sua qualidade excepcional. A mestre de Conferências da Universidade de Aix-Marseille, Dra. Anne Rollet, esteve presente no evento e também compartilhou insights valiosos sobre oportunidades no mercado global de cafés e  as estratégias para agregar valor ao produto.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, avalia que o café continua sendo uma peça fundamental no comércio exterior de Minas Gerais, sendo que o estado é o líder brasileiro nas exportações desse produto, com 75,4% dos embarques nacionais em 2023.

“E é por causa dessa crescente demanda dos mercados internacionais por café mineiro de alta qualidade que é importante a realização de iniciativas de capacitação dos pequenos e médios produtores, que refletem o compromisso do Governo de Minas em promover o comércio exterior do estado e impulsionar o desenvolvimento econômico da região”, afirma.