Municípios mineiros aderem ao programa do Governo de Minas Cidades do Futuro
Varginha e Santa Rita do Sapucaí formalizaram a adesão junto à política pública nesta segunda-feira; nos próximos dias, outros municípios vão reforçar a lista
Publicado: 17/06/2024 17:45 | Atualizado: 17/06/2024 20:46
Crédito: Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí/Divulgação Crédito: Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí/Divulgação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), iniciou, nesta segunda-feira (17/6), uma caravana pelo interior do estado, na qual vai formalizar a adesão de novos municípios ao programa Cidades do Futuro. A primeira parada foi no Sul de Minas, onde anunciou a entrada de Santa Rita do Sapucaí e Varginha no programa.

Entre os objetivos do Cidades do Futuro estão a garantia de mais eficiência à gestão municipal, celeridade de processos administrativos e promoção da qualidade de vida dos mineiros. Com a adesão dos dois municípios, Minas Gerais conta hoje com mais de 50 cidades integrantes do programa, lançado no fim do ano passado.

Nos próximos dias, mais cinco municípios vão reforçar essa lista. Amanhã (18/6), será a vez de São Lourenço, seguido de Lagoa Santa (25/6), Conselheiro Lafaiete e Congonhas (28/6) e Viçosa (2/7).

Cidades do Futuro

Destinado às administrações públicas municipais do estado com o objetivo de tornar as cidades mineiras mais inovadoras, inteligentes e tecnológicas, o Cidades do Futuro é composto por cinco pilares principais.

O programa busca apoiar os municípios nos processos de inovação e digitalização das prefeituras; fornecer pacote normativo de incentivo à inovação; apoiar o desenvolvimento de metodologia de cidades inteligentes; promover o diagnóstico do nível de maturidade tecnológica do município; e capacitar os servidores municipais para conduzir a política pública do Governo de Minas.

Confira os próximos municípios que vão aderir ao programa:

18/6 - São Lourenço
25/6 - Lagoa Santa