Compete Minas: 3ª rodada bate recorde de inscrições e marca maior interiorização pelo estado
Foram registradas submissões de projetos em regiões do estado que ainda não tinham se inscrito no programa, bem como participação de empresas de diversos portes, desde micro até grandes organizações
Publicado: 21/06/2024 14:23 | Atualizado: 21/06/2024 17:26
Crédito: Subinova/Sede-MG Crédito: Subinova/Sede-MG

Abranger todas as regiões de Minas Gerais. Esse foi o foco das caravanas realizadas pelo Governo de Minas para divulgar a 3ª rodada do Compete Minas, programa que tem  objetivo de impulsionar a inovação no setor produtivo mineiro. As visitas por todo o estado renderam números recordes de submissões de projetos e uma maior regionalização, alcançando localidades do estado como o Vale do Rio Doce e do Mucuri, Central e Noroeste de Minas, que nas outras rodadas tiveram pouca ou nenhuma participação. Nesta rodada, o programa teve 383 projetos submetidos, um novo recorde de inscrições.

O programa, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), registrou também um destaque na quantidade de projetos submetidos fora da região metropolitana da Capital.

A linha Tríplice Hélice, regulamentada pela Chamada Fapemig/Sede nº 07/2024, que recebeu ao todo 64 submissões, teve destaque na região do Campo das Vertentes, com 14 propostas; no Sul / Sudoeste de Minas, também com 14 submissões; e no Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba, com 13 propostas. Além de 11 projetos submetidos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e outros nas demais regiões de Minas.

Já a Linha Empresas, Startups e Cooperativas, regulamentada pela Chamada Fapemig/Sede nº 08/2024, que recebeu ao todo 319 submissões, registrou como destaque 77 propostas nas regiões Sul / Sudoeste de Minas, 51 do Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba e 28 da Zona da Mata. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a chamada recebeu 127 projetos submetidos, bem como outros nas demais regiões.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, afirma que Minas tem potencial para produzir e atuar nos variados setores da economia, por isso é importante que todo o estado conheça o programa e participe. Assim, os projetos poderão contribuir para o impulsionamento das cadeias produtivas locais e regionais. Essa interiorização do Compete Minas nos mostra que estamos no caminho certo, rumo ao aperfeiçoamento das mais diversas áreas do setor produtivo de Minas Gerais para gerar ainda mais emprego e renda para os mineiros”, diz Passalio.

Balanço

Foram submetidos projetos de várias áreas do conhecimento, recebendo destaque, na Chamada de Tríplice Hélice, as Engenharias, com 34,3% das submissões, e Ciência da Computação, com quase 27% dos projetos submetidos.

Já na Chamada de Empresas, Startups e Cooperativas, as áreas em destaque com mais projetos são Ciência da Computação, com 28% dos projetos; Administração, com 8,4% projetos; e Engenharia Elétrica, com 7,2% das propostas.

Além da interiorização e do recorde de submissões, esta foi a primeira rodada que permitiu a participação de empresas de grande porte, que possuem projetos mais robustos. Na Linha Tríplice Hélice submeteram projetos: 53 pequenas, 6 médias e 5 grandes empresas. Já na Linha de Empresas, Startups e Cooperativas submeteram projetos: 243 micro e pequenas, 24 pequenas, 25 médias, 10 médias e grandes e 17 grandes empresas.

A 3ª rodada do Compete Minas foi marcada também pelos intensos esforços das equipes da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, em parceria com a Fapemig. Além da divulgação e das caravanas de palestras sobre o programa, que passaram por mais de 60 municípios mineiros, foram realizados, ao todo, 26 eventos de tira-dúvidas, mais de 650 atendimentos/reuniões e mais de 300 Resumos Executivos analisados, chegando a ultrapassar 600 horas de trabalho das equipes para tratar de demandas do Compete Minas.

“Desde antes de lançarmos o edital, nosso objetivo era alcançar todas as regiões de Minas Gerais e oportunizar que empresas e ICTs do interior também fossem beneficiadas com recursos do programa. Com trabalho em equipe e muita dedicação, conseguimos apresentar o Compete Minas em todas as regiões do Estado, e o resultado foi colhido com sucesso: números surpreendentes de inscrições e regiões submetendo projetos pela primeira vez”, ressalta o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Bruno Araújo.

Compete Minas

O Compete Minas já está em sua 3ª rodada e oferece até R$ 100 milhões em investimentos, por meio de subvenção econômica, para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento de projetos inovadores que alavanquem o setor produtivo do estado. São disponibilizados até R$ 4 milhões para cada projeto aprovado.

O programa é organizado em três chamadas distintas — “Tríplice Hélice”, voltada para Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que desejam realizar projetos de inovação em parceria com empresas; “Empresas, Startups e Cooperativas”, focada em organizações tradicionais, de base tecnológica, startups e cooperativas que queiram realizar projetos de inovação de forma autônoma; e “Atração de Investimentos”, com foco em empresas que atuam em qualquer setor do Brasil e do exterior que tenham interesse em se estabelecer no estado mineiro. Esta última chamada está prevista para ser lançada no segundo semestre deste ano.

Próximos passos

As duas chamadas já em vigência, Tríplice Hélice e Empresas, Startups e Cooperativas, somam R$ 80 milhões em investimentos para subvenção econômica e já estão na etapa de análise e avaliação das propostas submetidas. O resultado preliminar, de ambas as chamadas, será disponibilizado em agosto, por meio do site da Fapemig.

Para saber mais sobre os cronogramas, clique aqui.